Dois jornalistas assassinados a tiro

Os profissionais estavam desaparecidos desde segunda-feira.

Foto
Reuters/STRINGER

Dois jornalistas da Guatemala foram assassinados com um tiro na cabeça e os seus cadáveres abandonados numa plantação de cana-de-açúcar, com os pés e mão amarrados, revelaram as autoridades guatemaltecas nesta sexta-feira.

Laurent Castillo, 28 anos, e Alfredo de Leon, 30, tinham desaparecido na segunda-feira, quando regressavam de uma reportagem na província de Suchitepéquez, no Sul do país, revelou o Procurador dos Direitos Humanos da Guatemala, Jordan Rodas.

Os cadáveres dos dois jornalistas foram encontrados nos campos de cana-de-açúcar de uma exploração agrícola em Santo Domingo. Laurent Castillo era correspondente do jornal Nuestro Diario e Alfredo de Leon trabalhava para Coatepeque, situada a curta distância do local onde foram encontrados os corpos.

"Exijo que as autoridades conduzam um inquérito rápido para encontrar os autores deste crime odioso", disse nesta sexta-feira Jordan Rodas, que exigiu ainda às autoridades da Guatemala que façam cumprir um protocolo de protecção de jornalistas.

O pai de Laurent Castillo assegurou em declarações à imprensa que os dois jornalistas assassinados não tinham recebido quaisquer ameaças.

Nos últimos dez anos foram assassinados sete jornalistas na província de Suchitepéquez, fortemente dominada pelo narcotráfico.

Sugerir correcção
Comentar