Ambulâncias com corredor directo à urgência do Hospital Pedro Hispano

Ligação pela A28 evita que as ambulâncias em serviço de emergência tenham de circular pela congestionada Rotunda AEP para aceder ao hospital

Foto
Paulo Pimenta

As ambulâncias em serviço de emergência, que circulem no sentido norte-sul da A28, têm a partir desta quinta-feira um acesso directo ao serviço de urgência do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Até agora, as ambulâncias de emergência em regime de ambulatório eram obrigadas a circular na congestionada rotunda da AEP, onde Matosinhos se encontra com o Porto, perdendo imenso tempo para aceder ao hospital. Com a nova ligação, as ambulâncias ficam com um corredor exclusivo para circularem.

Segundo o vereador do PCP, que tutela a área dos Transportes e Mobilidade e Protecção Civil da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, “esta obra vai contribuir para uma resposta mais rápida dos cuidados de saúde”.

“Mais do que a importância financeira da obra propriamente dita, o que é importante sublinhar é que se trata de uma intervenção que salva vidas porque permite às pessoas chegarem com mais rapidez à urgência do hospital. Um minuto nestas circunstâncias de urgências pode fazer toda a diferença”, declara José Pedro Rodrigues, revelando que na “rotunda AEP para aceder à urgência circulam em média por dia 55 ambulâncias de emergência”.

Ao PÚBLICO, o autarca da CDU revelou que esta obra “fazia falta há 20 anos”, altura em que o Pedro Hispano foi construído. O processo foi, assim, longo e difícil,

Em 2009, tentou-se criar uma alternativa ao congestionamento do tráfego automóvel na rotunda d a AEP que condicionava a resposta do serviço de urgência, mas o projecto apresentado pela entidade que tutela a A28, a Infra-estruturas de Portugal, não vingou.

Tendo em conta a “gravidade da questão”, a Câmara de Matosinhos empenha-se no caso e promove uma série de reuniões de negociação e de articulação com a Infra-estruturas de Portugal e com o Instituto de Mobilidade e Transportes até que fosse acordada uma solução. Em Setembro de 2014, aprovou uma proposta em que manifestava a sua disponibilidade para executar um acesso exclusivo para viaturas de emergência a partir da A28, substituindo-se à administração central. Mas só em Outubro de 2016 é que o projecto obteve o ok da Infra-estruturas de Portugal, tendo sido formalizado em Julho o acordo de parceria que permitiu ao município avançar com a empreitada.

O acesso foi construído aproximadamente entre o quilómetro 5,110 e o quilómetro 5,020 do IC1/A28, no sentido norte-sul. A obra representou um investimento de 150 mil euros, um terço desta verba foi pago pela autarquia matosinhense e o resto pela Infra-estruturas de Portugal.

A obra agora inaugurada não só liga a A28 aos arruamentos internos no hospital como fica desde já preparada para ser integrada numa futura obra de alargamento do troço Sendim/Rotunda AEP da A28.

 

Sugerir correcção
Comentar