Ribeira de Pena vai ter um parque de neve dentro de "um ano"

O Lusitanix, investimento de um grupo privado, deverá custar nove milhões de euros e criar 30 postos de trabalho.

Foto
O parque vai ser construído em Bustelo, mesmo junto ao início do "fantasticable", a principal atracção do Pena Aventura Park Marco Duarte

Ribeira de Pena vai ter um parque de neve, o Lusitanix, um empreendimento que representa um investimento de nove milhões de euros e vai criar cerca de 30 postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da autarquia.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, disse hoje à agência Lusa que o Lusitanix é um investimento de um grupo privado, comparticipado por fundos comunitários, que vai complementar a oferta turística já existente neste concelho.

O parque vai ser construído em Bustelo, mesmo junto ao início do "fantasticable", a principal atracção do Pena Aventura Park e que permite "voar" por um cabo de 1538 metros e a uma velocidade de 130 quilómetros por hora.

João Noronha explicou que o novo projeto visa a construção de um "espaço indoor" alimentado "com neve artificial".

O empreendimento vai criar cerca de 30 postos de trabalho e deverá estar concluído, segundo o autarca, dentro de um ano a um ano e meio.

João Noronha destacou a importância deste "projecto inovador" para o concelho do distrito de Vila Real, porque vai atrair visitantes durante o Inverno e complementar a oferta no turismo aventura, onde Ribeira de Pena "é cada vez mais uma referência a nível nacional".

"É um investimento muito importante para a economia local e que vai ajudar a criar emprego para fixar jovens no concelho", frisou.

A câmara municipal irá fazer os alargamentos necessários nos acessos e está a colaborar nos estudos sobre a capacidade de abastecimento de água, necessária para a transformação em neve.

O Pena Aventura Park abriu em 2004, representa um investimento de nove milhões de euros e atrai muitos clientes de Portugal e Espanha. É um parque sem vedações nem delimitações que desce da montanha aos rios e é palco para muitos e variados jogos, actividades lúdicas e desportos de natureza.

Aqui também é possível viajar encosta abaixo pelo alpine coaster, fazer salto negativo, escalada e entrar no rio para fazer canoagem, stand up (variante do surf) ou canyoning, que consiste na descida de cursos de água com fortes declives, utilizando cordas e recorrendo a saltos para transpor obstáculos.