“A sociedade não nos ensina o que é consentimento”

O debate sobre o assédio sexual está no centro das atenções, mas não começou com a hashtag #MeToo. Para as activistas da Slutwalk Porto - a Marcha das Galdérias, nascida em 2011, no Canadá -, esta onda de denúncias abriu mais espaço para se conversar sobre o assunto e partilhar experiências.

Carolina Marcello, Luísa Barateiro e Peter Castro falam-nos sobre a sua luta por mais respeito pelo corpo e pela liberdade sexual das mulheres, pelo direito ao espaço público sem medo de serem responsabilizadas pelo assédio sexual ou outras agressões de que possam ser vítimas. Porque a forma como uma mulher se veste ou se comporta não é, por si só, um convite.

Ouvimos histórias sobre as dificuldades de denunciar e sobre as falhas na lei, e conversamos ainda sobre consentimento. "Enquanto a sociedade não nos ensinar o que é consentimento é quando é que estamos aptos ou não a consentir num acto sexual, nós próprios não saberemos se fomos assediados ou não", diz-nos Carolina Marcello.

Subscreva o programa Do Género no iTunesSoundCloud, Spotify e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.