A moradia que ousa ser diferente em Santarém

Fotogaleria

Este retiro de fim-de-semana com quatro quartos tem como objectivo imprimir modernidade e diferença ao meio rural de Santarém. A Ring House tem esse nome porque "o elemento de cobertura faz com que a entrada, vista de frente, pareça um anel", diz Vasco Cabral, um dos arquitectos responsáveis pelo projecto. A casa procura destacar-se na zona rural de Santarém, com acabamentos interiores modernos e urbanos, e marca a diferença mantendo, simultaneamente, a simplicidade. Os arquitectos Sofia Saraiva e Vasco Cabral, ambos lisboetas, já tinham feito alguns pequenos projectos antes, mas a Ring House foi "a primeira vez" em que tiveram "liberdade criativa", admite Vasco. Os proprietários do imóvel, que por agora passam os fins-de-semana na nova casa, "eventualmente, no futuro, vão mudar-se para lá", diz, com orgulho.

 

A moradia possui três áreas funcionais, bem demarcadas volumetricamente. O jardim tem diferentes espaços, com graus de privacidade variáveis, áreas visíveis a partir do exterior e outras ocultas. A zona da piscina é uma dessas áreas seladas, visualmente vedada pelos quartos, a privacidade está salvaguardada. "Havia casas relativamente perto e queríamos esse resguardo para a família", afirma Vasco, acrescentando que "talvez alguns hábitos de arquitectura em zonas urbanas" estejam presentes neste projecto, que prima pela aproximação da ruralidade e do urbanismo.

 

A disposição da casa e as suas características arquitectónicas garantem a boa iluminação das divisões. Localizada no topo de uma encosta, foi pensada para ser uma habitação térrea que permite um dia-a-dia sereno. "A zona do terreno onde a casa foi construída era, sem dúvida, a melhor", refere Vasco. O distrito de Santarém é bem conhecido por ter um Verão abrasador e um Inverno rigoroso. Vasco Cabral admite que estas particularidades climatéricas "foram uma das preocupações iniciais" do projecto. Foram instaladas portadas em madeira (com quatro centímetros de espessura) que defendem a casa contra o calor e o frio, permitindo controlar a entrada de luz e maximizando o conforto dos seus habitantes.