Novo Presidente vai aliviar restrições a agricultores brancos

Emmerson Mnangagwa quer que os agricultores brancos sejam incluídos no programa de arrendamento de terras por 99 anos, até aqui exclusivo apenas dos negros.

Foto
Reuters/PHILIMON BULAWAYO

O novo Governo do Zimbabwe pretende autorizar que os agricultores brancos possam arrendar terras por um período de 99 anos, revertendo restrições criadas pelo antigo Presidente Robert Mugabe e que estão em vigor há décadas.

De acordo com a Bloomberg, citando um comunicado do ministro das Terras, Agricultura e do Restabelecimento Rural, o novo Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, quer incluir os agricultores brancos no programa de arrendamento de terras por 99 anos, que até agora é exclusivo dos negros – os brancos, durante a presidência de Mugabe, apenas podiam arrendar terras por um prazo máximo de cinco anos.

Nos anos 80, cerca de 120 mil brancos e sete milhões de negros viviam no Zimbabwe, mas a população branca detinha cerca de metade da terra para cultivo. No entanto, com a chegada de Mugabe ao poder, as terras dos brancos começaram a ser ocupadas, sendo oferecidas à população negra em compensação pelos anos de governação colonial por parte dos europeus.

Até ao ano 2000 cerca de 3500 cidadãos brancos detinham quase 4500 quintas. Actualmente, segundo os dados divulgados por Ben Giplin, director da União Comercial de Agricultores do Zimbabwe, existem cerca de 200 agricultores brancos.

Apesar do anúncio desta quarta-feira, Giplin diz que terá de ser avaliada a forma como a medida será aplicada: “Nós ainda estamos a tentar perceber quem vai beneficiar ou como é que será implementada, porque alguns agricultores têm casos nos tribunais”, disse o responsável à Bloomberg.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários