Para a Time Out, Porto e Lisboa estão entre as melhores cidades do mundo para viver e visitar

O Porto é o “melhor sítio do mundo para se fazer amigos e encontrar o amor”; já Lisboa é “uma das cidades mais baratas para os turistas”, mas os moradores sentem que ganham pouco.

Foto
O Porto surge em segundo lugar, mas 20% dos portuenses entrevistados diz que o maior problema da cidade é o excesso de turistas Diogo Baptista

A revista Time Out de Londres revelou nesta terça-feira uma lista com as “cidades mais entusiasmantes” do momento, tanto para viver como para visitar. Portugal aparece por duas vezes antes até de chegarmos ao décimo lugar: em competição com 32 outras cidades, o Porto surge em segundo lugar e Lisboa em oitavo. A liderar a lista está Chicago, que tem uma pontuação acima da média no que toca à “felicidade, cultura, acessibilidade e orgulho na cidade” — e só peca na segurança.

“Pode ser a segunda cidade de Portugal, mas o agradável Porto é o melhor sítio do mundo para se fazer amigos, encontrar o amor e ficar em contacto com a família, vencendo Lisboa em muitas das categorias”, lê-se no site revista. Para os turistas, dizem, é também uma cidade mais amiga da carteira para sair à noite. Mas, cúmulo dos cúmulos, um quinto dos portuenses entrevistados diz que o maior problema da cidade é o excesso de turistas.

Uns lugares depois, aparece Lisboa. “Ainda que fique atrás do Porto, Lisboa é uma das cidades com mais orgulho e onde se vive melhor de entre todas aquelas que entrevistámos”.

Lisboa é boa (e barata), mas nem todos os lisboetas pensam assim: “É uma das cidades mais baratas para os turistas, mas não necessariamente para os moradores”. Comparada com outras cidades, os lisboetas são os que mais sentem que deveriam ganhar mais para se sentirem confortáveis.

Esta lista foi feita com base num índice da vida citadina elaborado pela Time Out, em que são analisados critérios como a qualidade da comida, das bebidas, da cultura, da capacidade financeira, da felicidade e da afabilidade. Estes resultados surgiram de uma série de entrevistas a 15 mil habitantes de 32 cidades, para apurar quais as melhores cidades do mundo para viver e visitar em 2018.

A Península Ibérica tem quatro cidades na lista (e no top 10): além das duas portuguesas, Madrid aparece em sexto lugar e Barcelona em décimo. Em terceiro lugar na lista está Nova Iorque.

No site, ao clicar-se em cada uma das cidades, existem selecções com os melhores sítios onde comer, dormir; e também os melhores sítios para visitar e as melhores coisas para se fazer em cada uma das cidades.

A Time Out recolheu ainda outras curiosidades interessantes: “Os parisienses fazem mais sexo do que todos os outros. Sem surpresa, são também os que menos dormem”; já o Dubai é a cidade onde mais tempo se passa a trabalhar. Nova Iorque é uma das cidades com mais stress, que acaba por ser compensado pela vida nocturna. Melbourne, em quarto lugar, é uma das cidades mais felizes.

Confira a lista completa:

  1. Chicago, EUA
  2. Porto, Portugal
  3. Nova Iorque, EUA
  4. Melbourne, Austrália
  5. Londres, Inglaterra
  6. Madrid, Espanha
  7. Manchester, Inglaterra
  8. Lisboa, Portugal
  9. Filadélfia, EUA
  10. Barcelona, Espanha
  11. Edimburgo, Escócia
  12. Telavive, Israel
  13. Austin, EUA
  14. Paris, França
  15. Cidade do México, México
  16. Xangai, China
  17. São Francisco, EUA
  18. Berlim, Alemanha
  19. Tóquio, Japão
  20. Los Angeles, EUA
  21. Zurique, Suíça
  22. Pequim, China
  23. Washington D.C., EUA
  24. Banquecoque, Tailândia
  25. Moscovo, Rússia
  26. Hong Kong, China
  27. Miami, EUA
  28. Sydney, Austrália
  29. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  30. Boston, EUA
  31. Singapura, Singapura
  32. Istambul, Turquia
Sugerir correcção
Ler 2 comentários