Perto de 13 mil candidatam-se aos estágios do IEFP

No segundo período de candidaturas foram recebidas 12.648 candidaturas de empresas, correspondentes a 15.434 estágios, o dobro das sete mil vagas apoiadas

Foto
IEFP vai agora analisar as candidaturas de acordo com uma grelha de critérios previamente definida Rita França

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) recebeu 12.648 candidaturas de empresas ao programa de estágios profissionais financiados pelo Estado, ultrapassando "largamente" a meta prevista.

Segundo dados do IEFP solicitados pela Lusa, no segundo período de candidaturas, que decorreu entre 15 de Novembro de 2017 e 3 de Janeiro de 2018, foram recebidas 12.648 candidaturas de empresas, correspondentes a 15.434 estágios.

“Este segundo período tem uma dotação orçamental de 36.650.000 de euros, para uma meta de cerca de sete mil estagiários, pelo que as candidaturas recebidas ultrapassam largamente essa meta”, avança o instituto.

O Norte foi a região com maior número de candidaturas (5506); em Lisboa e Vale do Tejo registaram-se 3327; na região Centro 2.652 candidaturas; no Alentejo 610 e no Algarve 553.

Durante o mesmo período de candidaturas, deram entrada 853 pedidos de atribuição do Prémio ao Emprego, relativos a 989 ex-estagiários com os quais foi celebrado contrato de trabalho sem termo. Este apoio é concedido à empresa que celebre com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio.

De acordo com o IEFP, neste momento decorre o processo de análise das candidaturas, que serão seleccionadas de acordo com uma grelha de critérios, onde será dada prioridade aos estágios realizados em empresas de pequena dimensão, situadas em “concelhos economicamente desfavorecido” e que, em programas anteriores, contrataram os jovens após a realização do estágio.

a primeira fase de candidaturas do ano passado, que decorreu entre Maio e Julho, contou com 13.906 candidaturas, correspondentes a 17.086 estágios.

O calendário de candidaturas ao programa Estágios Profissionais para 2018 já está publicado no site do IEFP. A primeira fase arranca nesta quinta-feira, 1 de Fevereiro, e termina a 1 de Março, com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros. Estão previstos mais três concursos ao longo do ano.

No âmbito da reformulação das políticas activas de emprego, o Governo decidiu alterar o programa de estágios profissionais financiados pelo Estado, com o objectivo de adequar “os meios e as finalidades da medida” e “fomentar uma crescente co-responsabilização entre o serviço público de emprego, os destinatários e as entidades promotoras”.

O novo enquadramento, publicado em Abril através da Portaria 131/2017, altera a forma como os apoios são atribuídos e prevê que o IEFP reforce o acompanhamento dado aos jovens durante o estágio.

Sugerir correcção
Comentar