Paul Simon despede-se dos palcos em Julho em Londres

Músico e compositor norte-americano actua dia 15 no Hyde Park.

Foto
Paul Simon com Art Garfunkel num concerto em Washington, em 2007 Jason Reed/ REUTERS

O músico norte-americano Paul Simon vai despedir-se dos palcos aos 76 anos com um último concerto, a 15 de Julho, em Londres.

De acordo com notícia desta terça-feira do jornal The Telegraph, Paul Simon fará a despedida no Hyde Park, num concerto que contará com vários convidados, entre os quais James Taylor e Bonnie Raitt.

Há dois anos, em entrevista ao The New York Times, Paul Simon afirmou que estava disposto a deixar de dar concertos e que isso seria "um acto de coragem". "Para mim, o mundo do espectáculo não tem qualquer interesse. Nenhum", disse o cantor na altura, quando lançava o seu mais recente álbum, Stranger to Stranger, que motivou a digressão que terminou em Junho do ano passado, nos Estados Unidos.

Nascido em Newark, em 1941, Paul Simon deu os primeiros concertos ainda na adolescência ao lado de Art Garfunkel, numa dupla artística que o tornaria conhecido na década de 1960 e na qual compôs temas como The Sound of silence, Mrs. Robinson e Bridge over troubled water.

Depois do fim da parceria, prosseguiu uma carreira a solo, como músico – e também como actor –, tendo editado álbuns como Paul Simon (1972), Still Crazy After All These Years (1975), Hearts and Bones (1983) e Graceland (1986).

Conquistou 12 prémios Grammy, o primeiro dos quais em 1968, com Art Garfunkel, pelo tema Mrs. Robinson –composto para a banda sonora do filme A Primeira Noite (1967), de Mike Nichols, com Anne Bancroft e Dustion Hoffman.

Em 2003, quando receberam um Grammy de carreira, Paul Simon e Art Garfunkel voltaram a tocar juntos, anos depois do fim da parceria. Essa actuação acabou por resultar na marcação de uma digressão, intitulada Old Friends, que terminou em 2004, no Coliseu de Roma.

Paul Simon actuou em Portugal em Julho de 1991, no antigo Estádio José de Alvalade, em Lisboa. 

Sugerir correcção
Comentar