Sobe para sete o número de infectados no Hospital CUF Descobertas

De acordo com a Direcção-Geral da Saúde, todos os doentes estão "estáveis".

Foto
O hospital pertence ao Grupo José de Mello Saúde LUSA/MIGUEL A. LOPES

O número de casos de doentes infectados com a Legionella com ligação ao Hospital CUF Descobertas, do Grupo José de Mello Saúde, na zona do Parque das Nações, em Lisboa, voltou a aumentar. Até ao início desta manhã foram registados sete doentes infectados, seis mulheres e um homem, detalhou em comunicado a Direcção-Geral da Saúde (DGS), numa nota publicada no seu site. De acordo com a DGS, todos os doentes estão estáveis.

Em comunicado, a DGS diz ainda que as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital para assegurar o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica e ambiental e a aplicação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

"As entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direcção-Geral da Saúde actualizará a informação sempre que necessário", acrescenta a DGS.

Na mesma nota, a DGS sublinha que está apostada no diagnóstico e tratamento dos doentes, no reforço da vigilância epidemiológica e da vigilância ambiental, bem como na “implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão”.

Doentes contactados

O primeiro caso deste surto recente foi detectado durante a madrugada de sábado com a chegada ao hospital de uma utente que tinha ali estado "semanas" antes. Os sintomas, coincidentes com um estado de infecção por Legionella, foram confirmados através de análises. 

Como medida de precaução, o Hospital CUF Descobertas está a contactar todos os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de Janeiro, para despistar eventuais casos. Até esta segunda-feira, já tinham sido contactadas 160 das 800 pessoas que estiveram internadas naquela unidade de saúde no referido período.

Este surto de Legionella em Lisboa acontece depois de em Novembro passado 56 pessoas terem sido infectadas pela bactéria no Hospital São Francisco Xavier. O surto, com origem numa das torres de arrefecimento daquele hospital, provocou cinco vítimas mortais. Apesar de anteriormente ter sido confirmada uma sexta vítima mortal, a DGS concluiu entretanto que um dos infectados acabaria por morrer devido a outra causa, já estando curado da infecção por Legionella.

A Legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória. A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até dez dias.

Sugerir correcção
Comentar