170 mulheres da BBC exigem um pedido de desculpa e salários rectroactivos

Empresa irá lançar um novo quadro salarial, assente na transparência, mas recusa acusações de violação dos direitos laborais.

Foto
O grupo de 170 mulheres acusa o canal de não ter cumprido critérios de igualdade salarial WILL OLIVER/Reuters

Um grupo de 170 mulheres do canal britânico BBC exige um pedido de desculpa, salários retroactivos e que as reformas sejam ajustadas para combater a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

A decisão reflecte uma discussão sobre a disparidade salarial que ganhou dimensão quando, no início do ano, Carrie Gracie se demitiu do cargo de editora da BBC China como forma de denunciar a “cultura salarial secreta e ilegal” da empresa, por não ter o mesmo salário que os seus colegas homens que ocupam funções idênticas. Depois disso, seis apresentadores do canal britânico aceitaram negociar as suas condições salariais para equilibrar as desigualdades em relação à remuneração da equipa.

Para sustentar as suas condições, o grupo de quase duas centenas de mulheres reuniu um conjunto de provas que mostra que o canal tem, sistematicamente, atribuído ordenados díspares a homens e mulheres, mantendo o fosso salarial entre géneros em várias funções na empresa.

Os 14 exemplos citados correspondem a mulheres cujos salários são mais baixos do que os dos seus colegas de sexo masculino, que executam exactamente o mesmo cargo. Além disso, foram encontradas diferenças em relação às condições contratuais, que são geralmente piores para as mulheres do que para os homens da BBC, e não incluem, por exemplo, licença médica ou de maternidade.

Uma das jornalistas, Eleanor Bradford, correspondente da BBC Escócia na área da Saúde durante 15 anos, entre 2001 e 2016, alega só ter sido aumentada quando citou a lei de paridade salarial, e, ainda assim, o seu salário anual era “10.000 libras [cerca de 11.380 euros] inferior a alguns colegas de sexo masculino, que estavam a desempenhar funções idênticas ou semelhantes”.

Conta o Guardian que uma outra apresentadora de rádio, que preferiu manter-se anónima, foi considerava “agressiva” por ter defendido um pagamento salarial igual entre géneros.

Em Outubro foi publicado um relatório no cumprimento de um requerimento a que todas as grandes organizações tiveram de responder. O estudo detectou uma desigualdade salarial com base no género de 9,3%, um valor inferior à média nacional (18,1%). Sabe-se também que dois terços dos maiores salários correspondem a funcionários do sexo masculino.

De acordo com a informação avançada esta terça-feira pelo Guardian, o canal britânico irá reconhecer alguns erros no pagamento dos salários a algumas apresentadoras no passado, mas continua a defender que não quebrou nenhuma regra sobre igualdade salarial.

Uma fonte da BBC disse que as novas propostas representariam uma "revisão ampla e significativa de como iriam gerir o dinheiro de apresentadores", acrescentando que o canal britânico está "na vanguarda de uma ampla mudança”.

“Este novo quadro permitirá que os apresentadores saibam onde estão e garante que tenham conhecimento sobre o pagamento em relação aos outros. Basear-se-á na justiça e na igualdade. Juntamente com isso, será complementado por dados e análises."

Sugerir correcção
Comentar