Ataque suicida faz pelo menos 11 mortos

Bombista conduziu carro contra o posto de conrolo a nordeste de Ataq.

Foto
Movimento separatista em Áden LUSA/STR

Pelo menos 11 pessoas morreram nesta terça-feira na sequência de um atentado suicida com um carro-bomba, num posto de controlo no sudeste do Iémen controlado por forças locais apoiadas pelos Emirados Árabes Unidos, informaram autoridades e moradores.

Os moradores disseram que os homens armados abriram fogo no posto de controlo depois de um bombista suicida ter conduzido contra o posto de controlo a nordeste de Ataq, a capital da província de Shabwa.

De acordo com as autoridades, pelo menos 11 pessoas morreram no ataque e três ficaram feridas. Já os moradores falam em 12 mortos.

O ataque ocorre numa altura em que separatistas do Sul lutam contra as forças do governo iemenita pelo controle da capital provisória do governo do Presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, em Áden.

Até agora, ninguém se responsabilizou pelo ataque, mas o método assemelha-se a ataques anteriores protagonizado pela Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP), presente na região. A Força de Elite Shabwa, criada e formada pelos Emirados Árabes Unidos como parte da luta contra militantes islâmicos, expulsou os militantes da AQAP de Ataq, numa grande operação militar em Agosto de 2017.

Os Emirados Árabes Unidos fazem parte da coligação liderada pelos sauditas que interveio na guerra civil do Iémen em 2015 para tentar restaura o poder a Hadi, depois de Houthis ter avançado em Áden e o ter forçado ao exílio.

Sugerir correcção
Comentar