Lucrecia Martel e Jacques Rozier vão estar em Abril no festival IndieLisboa

O IndieLisboa está marcado de 26 de Abril a 6 de Maio na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

Foto
O cineasta francês Jacques Rozier

A realizadora argentina Lucrecia Martel e o cineasta francês Jacques Rozier vão estar em Abril no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, no qual apresentarão retrospectivas no programa Herói Independente, anunciou esta terça-feira a organização.

O IndieLisboa está marcado de 26 de Abril a 6 de Maio na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

De Lucrecia Martel, "a mais proeminente cineasta argentina da actualidade", será feita uma retrospectiva completa do trabalho em cinema, contando com filmes como A rapariga santa - que esteve em competição no IndieLisboa em 2004 - A mulher sem cabeça e Zama, com co-produção portuguesa e direcção de fotografia de Rui Poças.

Zama, uma adaptação do romance homónimo de Antonio di Benedetto, será exibido no IndieLisboa em antestreia nacional.

De acordo com o festival, Lucrecia Martel, 51 anos, fará uma masterclass no dia 29 de Abril.

O programa Herói Independente terá ainda uma retrospectiva ao cineasta francês Jacques Rozier, 91 anos, que é esperado em Lisboa para uma conversa com o público em data a anunciar.

A retrospectiva dedicada a um dos "grandes cineastas da Nouvelle Vague", acontecerá na Cinemateca Portuguesa, parceira desta homenagem em colaboração com a Cinemateca Francesa.

Contemporâneo de Jean-Luc Godard, François Truffaut, Agnès Varda ou Eric Rohmer, "talvez Rozier tenha conseguido, graças à sua espontaneidade e leveza, ser o mais livre dos cineastas da Nouvelle Vague", escreve o IndieLisboa.

Rentrée des classes (1956), Adieu Philippine (1962), Du côté d'Orouet (1971) e Fifi Martingale (2001) deverão ser incluídos nesta retrospectiva.

 

 

Sugerir correcção
Comentar