A luta em Itália vai ser a dois

Nápoles recuperou a liderança, enquanto a Lazio, terceira classificada, perdeu terreno para a dupla da frente. Barcelona sentiu dificuldades mas continua imparável na estreia de Philippe Coutinho a titular

Foto
Reuters/CIRO DE LUCA

Restam poucas dúvidas sobre quem vai estar na luta pelo título de campeão em Itália: Nápoles e Juventus estão mais destacados na frente após a jornada deste fim-de-semana, com o terceiro classificado a ver o duo de “fugitivos” já à distância de dez pontos. Os napolitanos tinham perdido, circunstancialmente, a liderança para a Juventus, que no sábado fora a Verona bater o Chievo por 0-2, mas responderam com um triunfo na recepção ao Bolonha (3-1) e regressaram ao topo da classificação, com mais um ponto do que os “bianconeri”.

A tarde até começou mal para o Nápoles, que logo no primeiro minuto se viu em desvantagem no marcador: Palacio adiantou o Bolonha, mas quase nem houve tempo para celebrações. Escassos minutos depois um autogolo de Mbaye deixou tudo empatado outra vez. A equipa de Maurizio Sarri partiu em busca do triunfo e obteve-o com um “bis” de Mertens. O belga fez o 2-1 antes do intervalo, de penálti, e na segunda parte sentenciou o encontro.

Nápoles e Juventus, campeã consecutivamente desde 2011-12, já só têm de vigiar-se mutuamente porque a Lazio, terceira classificada, perdeu no terreno do Milan e atrasou-se. A partida de San Siro ficou resolvida durante a primeira parte. Cutrone adiantou os “rossonneri”, Marusic restabeleceu a igualdade, e Bonaventura selou a vantagem do Milan poucos instantes antes do intervalo. No segundo tempo, André Silva e Nani seriam lançados pelos respectivos treinadores, mas nenhum dos internacionais portugueses conseguiu alterar o resultado.

Barcelona assustou-se

A caminhada do Barcelona rumo ao título de campeão espanhol continua imperturbável, apesar das dificuldades na recepção ao Alavés. Na estreia de Philippe Coutinho na Liga espanhola e a titular pelo Barcelona, foram os bascos quem primeiro tiveram motivos para sorrir: colocaram-se em vantagem aos 23’, aproveitando o balanceamento atacante da equipa de Ernesto Valverde. O lançamento rápido de Ibai Gómez encontrou John Guidetti, que correu todo o meio-campo e inaugurou o marcador.

Foi preciso esperar pelo segundo tempo para assistir à reviravolta no marcador, primeiro com Luis Suárez a fazer o 1-1 (72’), num golo histórico para o uruguaio — pela primeira vez na carreira marcou em oito jornadas seguidas. Aos 84’, Messi desfez as dúvidas com o golo do 2-1, mantendo os 11 pontos de vantagem sobre o perseguidor mais próximo, o Atlético de Madrid. A equipa de Diego Simeone recebeu e venceu o Las Palmas, numa partida em que os golos só surgiram na segunda parte: Griezmann, Torres e Partey. Também foi uma ocasião memorável para o guarda-redes Oblak, que chegou aos 100 jogos na Liga espanhola. Sofreu 54 golos neste centenário, um registo muito superior ao de grandes vultos das balizas (Valdés sofreu 86 nos primeiros 100 jogos, Courtois sofreu 89 e Casillas concedeu 104).

Chelsea e Man. City seguem na Taça

Em França, Marselha e Mónaco (terceiro e quarto classificados) protagonizaram um espectáculo electrizante mas que terminou empatado após as duas equipas estarem em vantagem no marcador.
Chelsea e Manchester City evitaram surpresas e marcaram lugar para os oitavos-de-final da Taça de Inglaterra após afastarem Newcastle e Cardiff, respectivamente. Os “blues” já venciam ao intervalo graças a um “bis” de Batshuayi, e na segunda parte, de livre directo, Marcos Alonso fechou o resultado.

Já a equipa de Guardiola quebrou a resistência do terceiro classificado do Championship aos oito minutos, quando De Bruyne, na cobrança de um livre directo, fez a bola passar por baixo dos jogadores que compunham a barreira. Sterling, depois de um passe de Bernardo Silva, fechou as contas da partida antes do intervalo. O jogo ficou marcado por uma entrada dura sobre Leroy Sané que levou a uma reacção da selecção alemã na rede social Twitter: “Hey, Cardiff. É só para avisar que temos uma competição muito importante no Verão. Por favor não magoem os nossos jogadores. Obrigado”.

Sugerir correcção
Comentar