Trump queria um Van Gogh, mas Guggenheim sugeriu uma sanita de ouro

A obra de sátira, criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, chama-se America e caracteriza o excesso de riqueza dos Estados Unidos.

Foto
Donald Trump Reuters/CARLOS BARRIA

Depois de Donald Trump ter solicitado uma pintura de Vicent Van Gogh para a Casa Branca, a curadora do Museu de Guggenheim explicou que a instituição não podia ceder uma obra do pintor impressionista, mas estava disponível para emprestar uma obra de um autor mais recente que não é mais do que uma sanita feita em ouro.

PÚBLICO -
Foto
America DR

Segundo o Washington Post, o museu pediu desculpas ao Presidente dos Estados Unidos por não poder emprestar Paisagem com Neve. "Lamentamos informá-lo que não vamos poder concretizar este empréstimo, já que o quadro integra a colecção Thannhauser, que está proibida de viajar, excepto em ocasiões muito excepcionais", escreveu Nancy Spector, por e-mail ao Presidente dos Estados Unidos, enviado em Setembro, mas só agora conhecido.

Em vez da pintura de Van Gogh, terminada em 1888, a alternativa seria uma obra do artista Maurizio Cattelan. A peça, feita a ouro de 18 quilates e que integrou a exposição America, "seria um empréstimo a longo prazo". "É muito valiosa e frágil, mas podemos ceder-lhe todas as instruções para a sua instalação e cuidados", acrescentou Nancy Spector sobre a obra de sátira alusiva ao excesso de riqueza dos Estados Unidos.

PÚBLICO -
Foto
"As duas irmãs" de Renoir DR

Apesar de o custo não ter sido revelado, segundo o Washington Post, estima-se que o ouro utilizado para criar America terá o valor de cerca de um milhão de dólares, aproximadamente 800 mil euros.

Este pedido dos Trump para a Casa Branca revela como gostam do impressionismo. Recorde-se que no apartamento nas Trump Towers, o casal tem um Renoir que, acredita, ser um original. Contudo, em Outubro passado, o Instituto de Arte de Chicago veio a público declarar que o quadro original de As duas irmãs está nas suas paredes, desde 1933, e não nas de Trump. 

Sugerir correcção