Boris Johnson é descendente de múmia encontrada na Suíça

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico ainda não comentou a descoberta.

Foto
Descoberta foi anunciada pela BBC Reuters/TOBY MELVILLE

O que têm em comum o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Boris Johnson e uma múmia suíça? Aparentemente, o sangue. Uma investigação à múmia encontrada em Basileia, na Suíça, concluiu que o corpo pertence a uma antepassada de Boris Johnson, segundo conta a BBC.

A múmia foi encontrada em 1975, durante trabalhos de recuperação da Igreja Barfüsser, localizada na mesma cidade suíça. Os restos mortais estavam enterrados em frente ao altar. Pelo seu aspecto, os investigadores acreditam que tinha tido uma vida confortável, uma vez que aparentava estar bem alimentada e vestir roupa de qualidade.

Foto
Múmia foi encontrada com grandes doses de mercúrio SRF

Sem nome, nem lápide, partiram apenas com a informação de que seria alguém de uma classe social abastada e que a sua morte poderia estar ligada à contaminação por mercúrio, usado para tratar a sífilis entre o final do século XV até ao século XIX. Também a madeira do caixão em que se encontrava foi analisada. A conclusão é que seria datada do século XVI.

Além disso, os historiadores sublinham que a igreja onde foi encontrada a múmia era tradicionalmente frequentada pelas famílias mais ricas da cidade. Quando morriam, eram enterradas no interior da igreja ou em redor dela.

Foi só em 2017 que descobriram que a múmia já tinha sido descoberta uma vez, em 1983. Com a continuidade das investigações, estabeleceram uma ligação à família Bischoff.

A identidade foi confirmada através de uma moderna análise de ADN a um dos dedos do pé, que compararam a outros descendentes da família Bischoff. Os resultados apontaram para 99,8% de possibilidade de compatibilidade e chegaram a um nome.

Anna Catharina Bischoff nasceu em 1719 e morreu com 68 anos. De acordo com os registos de nascimentos e baptizados encontrados – comuns apenas às famílias mas ricas –, Anna Catharina Bischoff teve sete filhos, mas apenas dois conseguiram sobreviver. Uma das crianças, com o mesmo nome, casou com Christian Hubert Baron Pfeffel von Kriegelstein. Cinco gerações depois, é uma das suas descendentes, Marie Luise von Pfeffel, que casa com Stanley Fred Williams. Do seu casamento resulta um filho, Stanley Johnson, pai de Boris Johnson.

Foto
Investigadores acreditam que este seria o aspecto de Anna Catharina Bischoff SRF

Os investigadores acreditam que Anna Catharina terá morrido por intoxicação de mercúrio, a mesma substância que conservou o seu corpo durante séculos. Anna Catharina Bischoff terá contraído sífilis ao cuidar de pacientes com esta doença. Terá então sido exposta a doses elevadas desta substância, na tentativa de cura e terá morrido envenenada pela mesma.

Até agora, Boris Johnson ainda não comentou a descoberta.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários