Urban Beach reabre com seguranças formados pela Protecção Civil

O estabelecimento nocturno volta ao funcionamento já neste fim-de-semana com um renovado sistema de segurança

Foto
daniel rocha

A discoteca K Urban Beach vai reabrir já este fim-de-semana, anunciou a gerência em conferência de imprensa. Paulo Damásio, administrador do grupo K, assegura que foram feitas várias mudanças para reforçar a segurança do espaço que, após a divulgação de imagens de agressões em Novembro de 2017, recebeu ordem de encerramento por parte do Ministério de Administração Interna (MAI). 

De acordo com fonte do MAI, esta ordem terá sido levantada na quarta-feira, apesar da medida cautelar ter um prazo original de seis meses, já que as medidas necessárias para regular o funcionamento do espaço terão sido atingidas mais cedo do que estava previsto.

“Aumentámos o número de câmaras de videovigilância de 62 para 95, cobrindo não só o espaço interior mas também à volta do estabelecimento”, disse o dono do estabelecimento. “Foi ainda incluída uma nova saída de emergência no espaço central do Urban, passando de quatro para cinco saídas.”

Depois da divulgação das imagens de um rapaz a ser violentamente espancado por um grupo de seguranças, a onda de críticas levou à decisão de fechar o espaço. Com estas medidas de segurança adicionais, o estabelecimento espera reverter essa imagem negativa. Por isso, um dos primeiros passos foi mudar a empresa que fazia a segurança do espaço.

A nova empresa que zelará pelo espaço, a Anthea, tem já experiência na segurança de estabelecimentos nocturnos e, segundo André Rodrigues, responsável pela firma, o primeiro objectivo é passar “uma mensagem de tranquilidade aos utentes”.

“Estamos aqui para ter uma atitude muito mais pro-activa do que reactiva”, declarou André Rodrigues. “As últimas semanas foram passadas a fazer formação de colaboradores em conjunto com as forças de segurança e com a Autoridade Nacional de Protecção Civil de modo a preencher os novos requisitos do estabelecimento.” Foram também efectuados “simulacros com os bombeiros, de modo a que todos os cenários de insegurança sejam prevenidos”, acrescentou Paulo Damásio.

O representante da Anthea defende ainda que “é necessário que a segurança de estabelecimentos nocturnos passa a ser encarada de outra forma”, apostando-se mais na prevenção.

Será ainda alterado o sistema de pagamento no estabelecimento: enquanto antes os frequentadores pagavam o seu consumo no final da noite, a partir de agora o espaço funcionará em modo de pré-pagamento, carregando-se o cartão à entrada com o dinheiro necessário para o resto da noite.

Adicionalmente, a administração dá conta que sempre que o estabelecimento estiver aberto, terá em permanência uma equipa do Regimento dos Sapadores Bombeiros de modo a garantir que qualquer tipo de problema tenha uma resposta pronta.

Quando questionado àcerca do eventual impacto que os episódios de violência decorridos em Novembro poderão ter na afluência à discoteca, Paulo Damásio mostra-se confiante no negócio. “Obviamente que o sucedido não trouxe nada de positivo. Mas penso que o grupo K vai continuar o seu percurso e ultrapassar este incidente. Agora vamos apenas olhar para o futuro”, concluiu.     

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 1 comentários