Souto de Moura desenha capela para primeiro pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza

Dez capelas serão projectadas por arquitectos de diversas partes do mundo.

Foto
Eduardo Souto de Moura DRO DANIEL ROCHA

O arquitecto Eduardo Souto de Moura é um dos dez convidados para a concepção do primeiro pavilhão do Vaticano, na Bienal de Arquitectura de Veneza, que decorre de 26 de Maio a 25 de Novembro, anunciou hesta quinta-feira a Santa Sé.

O Conselho Pontifício da Cultura informou, em comunicado, que o Vaticano vai marcar presença na 16.ª edição da mostra internacional, com um pavilhão na ilha de San Giorgio Maggiore, através da construção de dez capelas projectadas por arquitectos de diversas partes do mundo, entre os quais também se encontra o britânico Norman Foster.

O prémio Pritzker português junta-se assim aos arquitectos Carla Juaçaba, do Brasil, Smiljan Radic, do Chile, Javier Corvalán, do Paraguai, ao atelier Prats & Ricardo Flores, de Espanha, a Sean Godsell, da Austrália, Andrew Berman, dos Estados Unidos da América, Teronobu Fujimori, do Japão, e Francesco Cellini, de Itália, além de Norman Foster, do Reino Unido.

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 — considerado o Prémio Nobel da arquitetura —, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Em 2016 foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países", e recebeu em 2017 o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em Roma.

A inspiração para o pavilhão da Santa Sé, segundo o Conselho Pontifício da Cultura, será a "Capela no Bosque", construída em 1920 por Gunnar Asplund, no cemitério de Estocolmo.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, é o promotor do projecto, que tem curadoria de Francesco Dal Co, historiador italiano de arquitectura.

De acordo com o sítio online Archdaily, plataforma internacional dedicada à arquitectura, os arquitectos vão projectar dez capelas, em cuja construção vai ser tida em consideração a possibilidade de as reutilizar depois da mostra.

As estruturas serão colocadas num "ambiente natural e abstracto, metáfora do peregrinar da vida".O Vaticano vai apresentar oficialmente o projecto da Santa Sé para Veneza em Abril.

 

Sugerir correcção
Comentar