Infarmed alerta para medicamentos ilegais à venda na Internet

Em causa produtos para o emagrecimento que contêm substâncias perigosas para a saúde. Autoridade Nacional do Medicamento deu instruções à promotora do site para “retirar de imediato” todas as referências aos medicamentos em causa e pediu apoio à Interpol.

Foto
D.R.

“Não compre este e outros medicamentos, nomeadamente através da Internet. Caso já os tenha adquirido, não os deve utilizar, já que a sua qualidade, segurança e eficácia não estão verificadas e há riscos para a saúde.” O alerta da Autoridade Nacional do Medicamente – Infarmed, feito esta quarta-feira, refere-se a medicamentos para emagrecimento que contêm substâncias perigosas para a saúde e estão à venda num site destinado ao público português.

No alerta, o Infarmed explica que em causa estão “o Reductil, que contém sibutramina, substância que foi suspensa em toda a União Europeia em 2010 por se verificar que os riscos da sua utilização eram muito superiores aos seus benefícios, no âmbito de um programa de perda de peso”, e as substâncias clenbuterol, liotironina e efedrina.

Em relação à sibutramina, “a Agência Reguladora de Medicamentos (EMA) recomendou a sua suspensão depois de uma revisão de segurança destes medicamentos, associados ao aumento do risco de eventos cardiovasculares”, refere o regulador português em comunicado.

A promoção “da venda ilegal de medicamentos” está a ser feita através das redes sociais e plataformas de mensagens, como Facebook e Whatsapp, e de um site destinado ao público português sediado no Canadá.

Pedido apoio à Interpol

A Autoridade Nacional do Medicamento adianta que deu à entidade promotora do site “instruções para que retirasse de imediato todas as referências, sob pena de instauração das sanções previstas na legislação”.

“O Infarmed continuará a monitorizar a situação e já tomou medidas para impedir a venda destes produtos em território nacional pelos referidos sites. Solicitou ainda o apoio de autoridades internacionais, nomeadamente da Interpol”, lê-se no comunicado. O regulador lembra que a venda de medicamentos sem autorização é ilegal, regra que se aplica à comercialização por Internet.

Os utentes podem contactar o Infarmed através do Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde por email (cimi@infarmed.pt) ou por telefone (217987373 e 800222444) e Facebook para esclarecer dúvidas.

Sugerir correcção
Comentar