LeBron James é o mais jovem a atingir os 30 mil pontos

O melhor jogador da equipa de Cleveland tornou-se no primeiro basquetebolista da liga norte-americana a juntar essa marca a mais de 7000 assistências e outros tantos ressaltos.

 LeBron foi cumprimentado pelos colegas de equipa e adversários e foi aplaudido de pé pelo público dos Spurs
Fotogaleria
LeBron foi cumprimentado pelos colegas de equipa e adversários e foi aplaudido de pé pelo público dos Spurs Reuters/Soobum Im
Fotogaleria
Reuters/Soobum Im
Fotogaleria
Reuters/Soobum Im
Fotogaleria
Reuters/Soobum Im
Fotogaleria
Reuters/Soobum Im

LeBron James tornou-se na terça-feira no mais jovem jogador a atingir os 30.000 pontos na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), numa partida em que viu os Cleveland Cavaliers, finalistas derrotados em 2017, somarem mais uma derrota na presente temporada.

"King" James, como é apelidado, entrou no encontro com os San Antonio Spurs a sete pontos de alcançar a marca dos 30 mil pontos, à qual chegou com um lançamento a um segundo do final do primeiro período desta partida disputada em casa dos San Antonio Spurs, no Texas. Os Cavaliers saíram porém derrotados por oito pontos de diferença, com o resultado final desfavorável de 114-102.

O extremo dos "Cavs", que terminou a partida com 28 pontos, juntou-se a um lote reduzido de seis jogadores que alcançaram a marca dos 30.000 pontos marcados na NBA: Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone, Kobe Bryant, Michael Jordan, Wilt Chamberlain e Dirk Nowitzki (o único deste grupo ainda em actividade).

Com 33 anos e 24 dias, LeBron ultrapassou o recorde de Kobe Bryant, que chegou aos 30.000 pontos com 34 anos e 104 dias. Além dessa marca, LeBron tornou-se no primeiro basquetebolista a aliar os 30 mil pontos a mais de 7000 assistências e outros tantos ressaltos.

"É um momento especial. [Quando consegui o recorde] Comecei a pensar e a lembrar-me de toda esta caminhada. Era um miúdo de cinco anos quando peguei pela primeira vez numa bola de basquetebol, comecei a jogar basquetebol aos nove e agora estou aqui. Tenho a agradecer a muita gente. É um momento especial", sublinhou LeBron James, que agora fica a 8366 pontos de distância da pontuação máxima na NBA, nas mãos do recordista Kareem Abdul-Jabbar.

Foto
Reuters / Soobum Im

Após o final do primeiro período, o jogador foi cumprimentado pelos colegas de equipa e por adversários, sendo aplaudido de pé pelo público nas bancadas do pavilhão dos Spurs, antes do recomeço da partida. Porém, a noite não foi só de festejos para LeBron James, uma vez que a equipa em que joga somou a segunda derrota consecutiva e a sexta nos últimos sete encontros, o que coloca a formação de Cleveland na terceira posição da Conferência Este, com 27 vitórias e 19 derrotas.

A atravessar um mau momento estão também os Boston Celtics, líderes da Conferência Este, que sofreram a quarta derrota consecutiva, em Los Angeles, na casa dos Lakers, que ocupa o 11.º posto na conferência Oeste. Os Celtics perderam por um ponto (108-107), com Kyle Kuzma em destaque nos californianos, com 28 pontos, 17 dos quais no último período.

Sugerir correcção
Comentar