Fernando Santos: "Itália é o adversário que ninguém desejaria"

O seleccionador nacional reagiu ao sorteio da Liga das Nações, competição que diz ter virtudes.

Fernando Santos esteve presenta no sorteio da Liga das Nações
Foto
Fernando Santos esteve presenta no sorteio da Liga das Nações LUSA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

Fernando Santos não ficou muito agradado com o sorteio da Liga das Nações, que decorreu na Suíça, nesta quarta-feira. Na opinião do seleccionador nacional a Itália é o "adversário que ninguém desejaria", enquanto a Polónia é uma equipa que tem "enorme qualidade".

"Conhecemos bem a Polónia, depois de os termos defrontado nos quartos-de-final do Campeonato da Europa. É uma equipa que tem jogadores de enorme qualidade e que tem vindo a subir muito. A Itália é talvez o adversário que ninguém desejaria. Ficou fora do Mundial e obviamente vai pôr tudo o que tem nesta Liga das Nações. Vai querer mostrar a potência do futebol italiano", afirmou Fernando Santos.

Em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o seleccionador nacional considerou que a Liga das Nações, a nova prova da UEFA, tem "coisas positivas" e lembrou que vai "contar muito" para o ranking.

"Numa primeira análise, creio que esta prova tem coisas positivas. Uma delas é o facto de promover a competição em países que, teoricamente, nunca poderiam chegar a uma fase final de uma prova. Neste momento, todas essas equipas têm essa janela de oportunidade. É uma competição que vai eleger um campeão por grupo, terá subidas e descidas de divisão e isso contará muito para o ranking", referiu.

A fase de grupos da Liga das Nações, que decorre a cada dois anos, vai disputar-se de 6 Setembro a 20 Novembro de 2018, com a final-a-quatro da Liga A marcada para Junho de 2019. Portugal ficou sorteado no Grupo 3, com Itália e Polónia.

Essa fase final, cujo anfitrião será designado em Dezembro de 2018, é composta por meias-finais, jogo de apuramento de terceiro e quarto lugares e uma final, para determinar o primeiro vencedor da Liga das Nações.

Na Liga das Nações participam as 55 selecções filiadas na UEFA, divididas em quatro ligas (A, B, C e D), em função do ranking da UEFA. Dentro de cada liga, as equipas são repartidas em quatro grupos, cujos vencedores terão acesso aos play-off que atribuem as últimas quatro vagas no campeonato europeu de 2020 e que se disputam em Março do mesmo ano.