Richard Corben vence Grande Prémio de Angoulême

Desenhador especializado em histórias de fantasia e horror, criador de Den, torna-se o quinto autor americano de banda desenhada a vencer este prémio de carreira.

Foto

O desenhador americano Richard Corben, um dos grandes nomes da banda desenhada (BD) de fantasia e horror, recebeu esta quarta-feira o Grande Prémio de Angoulême, batendo na final o seu compatriota Chris Ware e o francês Emmanuel Guibert.

Anunciado na véspera da abertura da 45.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, no sudoeste francês, este prestigiado prémio de carreira vem consagrar a extensa obra de um autor já bem conhecido em França, onde os seus trabalhos começaram a ser divulgados no início dos anos 70, primeiro na revista Actuel e depois na Metal Hurlant, que publicou as aventuras erótico-fantásticas de Den, o mais conhecido herói do desenhador americano.

Muito influenciado pela grande literatura de horror americana, e em particular por Edgar Alan Poe e H. P. Lovecraft, Richard Corben, de 77 anos, é o criador de uma vasta galeria de zombies, mutantes, mulheres voluptuosas, guerreiros a esteróides, e monstros variados. Colaborador regular da revista americana Heavy Metal, a irmã americana de Metal Hurlant, publicou dezenas de álbuns e a sua obra já foi contemplada com os principais prémios do sector.

Lançado em 1974 e atribuído actualmente por um vasto colégio de 1230 autores de BD, o Grande Prémio de Angoulême só distinguira até hoje quatro desenhadores americanos, e o mínimo que se pode dizer é que Corben se veio agora juntar a uma ilustríssima companhia: Will Eisner, o criador de The Spirit, Robert Crumb, a quem devemos o Fritz the Cat, Art Spiegelman, autor de Maus, e Bill Watterson, criador de Calvin e Hobbes.  

Sugerir correcção
Comentar