Engenheiros do Facebook inventam nova unidade de tempo

Os flicks são ligeiramente maiores que um nanosegundo – o ponteiro dos relógios não os vai marcar, mas podem ser muito úteis para editores de vídeo.

Foto
Um flick é maior que um nanosegundo LUSA/ANDY RAIN

Quantos flicks faltam para a hora de almoço? A equipa de realidade virtual do Facebook, a Oculus VR, concebeu uma nova unidade de tempo – o flick. É maior que muitas: num só segundo, cabem mais de 705 milhões de flicks (705.600.000 para ser exacto), o que torna a unidade ligeiramente maior que um nanosegundo (há mil milhões de nanosegundos num segundo).

A nova unidade de medida foi concebida, especificamente, para facilitar o trabalho de quem edita filmes no dia-a-dia e divide tempo em imagens por segundo. Começou com uma pergunta, feita no Facebook em 2016, pelo especialista de efeitos visuais Christopher Horvath, que trabalha com a Oculus VR (que o Facebook comprou em 2014).

Em filmes, videojogos e outro tipo de conteúdo audiovisual visto num ecrã, é comum os criadores pensarem em “partes”, inexactas, de segundo. Muitos filme, por exemplo, funcionam com 24 frames por segundo: ou seja há 24 imagens estáticas (as chamadas frames) num segundo, e cada uma demora 0.04166666667 segundos a passar. O número impreciso – que obriga a arredondamentos – é um dilema para alguns especialistas de pós-produção que querem adicionar efeitos especiais perfeitamente sincronizados com as imagens. Com alguns frames a serem 0,0417 segundos e outras 0,042 segundos, torna-se mais difícil que as chamas de magia editadas nas mãos de um mago fiquem no momento certo. Existem ferramentas que ajudam a sincronizar imagens geradas em computador com as imagens das filmagens, mas o objectivo do Facebook é ter um sistema que não precise delas.

Os flicks simplificam o processo ao acabar com casas decimais. Em filmes com 24 frames por segundo há 29,4 milhões de flicks. Em videojogos – em que a norma é utilizar 60 frames por segundo – os flicks também se dividem em 11.760.000 unidades. Sem décimas ou centésimas, é mais fácil agrupar, dividir e somar as várias unidades.

O Facebook lançou toda a documentação sobre o uso e criação de flicks em formato aberto para que qualquer pessoa possa descarregar e utilizar a unidade. Embora o objectivo não seja ter flicks a dividir as horas do dia, os responsáveis do projecto esperam vê-la como uma norma no ramo da edição audiovisual.

Sugerir correcção
Comentar