Ivanka Trump deixou cair a causa feminista de uma vez por todas?

A filha e conselheira do Presidente dos Estados Unidos apagou a parte do perfil do Twitter onde se lia "defensora da educação e empoderamento de mulheres e raparigas".

Foto
Reuters/KEVIN LAMARQUE

Ao longo da campanha de Donald Trump para a Casa Branca e durante todo o primeiro ano de mandato, Ivanka Trump declarou-se continuamente defensora dos direitos das mulheres, mas acaba de dar um sinal de que já não será uma das suas prioridades, apagando parte da biografia do Twitter.

Onde antes se lia "empreendedora e defensora da educação e empoderamento de mulheres e raparigas", está agora escrito "conselheira do POTUS [Presidente dos Estados Unidos] na criação de emprego + empoderamento económico, desenvolvimento da força de trabalho e empreendedorismo". Também mudou a localização, de Nova Iorque, para Washington D.C., onde mora actualmente.

Foto

A posição da first daughter relativamente a questões feministas tem sido constantemente questionada pela opinião pública por ser incompatível com o seu papel como conselheira e defensora das políticas do pai – um homem acusado por várias mulheres de assédio sexual. Ivanka é acusada, por isso, de hipocrisia e considerada mesmo inimiga das mulheres.

Apesar da antiga descrição do Twitter, Ivanka concretizou muito pouco no sentido das questões que mais afectam as mulheres, aponta a Bustle, sendo que uma das suas grandes propostas – licença de maternidade paga – está longe de ser realidade. Ivanka apoiou inclusive a decisão de Trump de anular uma medida de igualdade salarial, que obrigaria as empresas a declarar aquilo que pagam aos trabalhadores por raça e género.

"Enquanto acredito que a intenção [da medida] era boa e concordo que a transparência no pagamento é importante, a política proposta não produziria os resultados pretendidos", disse então, citada pelo Washington Post.

As acções que tem tomado no sentido da causa que diz defender têm por vezes tido efeitos contraditórios. Em Abril foi vaiada no W20 Summit 2017 – um encontro de líderes mundiais para discutir o sucesso económico das mulheres –; e muitas das críticas ao livro Women Who Work: Rewriting the Rules for Success (em português Mulheres que trabalham: reescrever as regras do sucesso), apontavam que Ivanka é alheia às dificuldades da maioria das mulheres, que não nasceram ricas.

Mais recentemente, Ivanka elogiou no Twitter o discurso de Oprah nos Globos de Ouro e o tiro saiu-lhe pela culatra. Mais uma vez.  “Acabei de ver o discurso inspirador de Oprah. Vamos unir-nos, mulheres e homens, e digamos Time's Up!”, escreveu a filha do Presidente, gerando um surto de respostas negativas. Christine Teigen, mulher de John Legend, escreveu “Ew, vai-te embora”; e a actriz Alyssa Milano partilhou: “Óptimo! Podes fazer uma doação ao fundo de apoio legal da Time’s Up, que está disponível para apoiar as vítimas que acusaram o teu pai.”

No seguimento das notícias de que Ivanka teria mudado a biografia, houve quem respondesse também no Twitter. "Ninguém acreditou, de qualquer modo", escreveu um utilizador.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários