Número dois de Costa proposta para o lugar de Assis

Deputado do PS propõe que Ana Catarina Mendes encabece lista às próximas eleições europeias.

Foto
Deputado defende que Ana Catarina Mendes merece recompensa pelos bons resultados nas autárquicas LUSA/NUNO VEIGA

O deputado André Pinotes Batista, eleito pelo PS, aproveitou o primeiro dia das jornadas do partido para revelar uma proposta com os olhos postos em 2019: que Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta, seja a cabeça de lista do partido às eleições para o Parlamento Europeu que se realizam no próximo ano.

Na prática, o parlamentar sugere a número dois de António Costa para o lugar que em 2014 foi ocupado por Francisco Assis.

“Depois de liderar o partido no maior resultado de sempre em eleições autárquicas da história socialista [158 autarquias em 308], este é o momento de definir novas ambições. Contra vários vaticínios, com muita coragem e trabalho, a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, desenhou um rumo nunca visto de sucesso na nossa estrutura", explica André Pinotes Batista. "Neste sentido, a primeira vice-presidente da bancada parlamentar do PS constitui-se como a solução natural para encabeçar de lista do PS nas eleições europeias de 2019", conclui de seguida.

O deputado escreve ainda, numa nota divulgada por e-mail, que "no momento em que Portugal assumiu, pela mão de Mário Centeno, a condução do Eurogrupo, sob os desafios inerentes ao Brexit e perante o sucesso do modelo económico luso, Portugal está numa posição privilegiada". Assim, defende, "a candidatura da número dois do PS é não só desejável como necessária".

Nos próximos meses, até ao congresso de de 26 e 27 de Maio de 2018, na Batalha, o Partido Socialista tem agendadas uma série de eleições internas para a presidência das suas federações distritais. André Pinotes Batista acaba de ser reeleito para a concelhia do Barreiro, com 238 votos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários