A mensagem de Centeno é muito clara: “Optimismo e determinação”

Mário Centeno estreou-se nesta segunda-feira enquanto presidente do Eurogrupo.

Foto
Centeno encontrou-se com Juncker antes da reunião do Eurogrupo LUSA/STEPHANIE LECOCQ

Satisfeito com a conjuntura económica e com o período de expansão que a zona euro está a viver há 18 trimestres, o ministro português das Finanças, Mário Centeno, destacou o “momento particular” que se vive na Europa para passar uma “mensagem muito clara” de “optimismo e determinação” na sua estreia como presidente de uma reunião do Eurogrupo, nesta segunda-feira em Bruxelas. 

Em breves declarações à chegada dos restantes ministros das Finanças da zona euro para a reunião, o “anfitrião” Mário Centeno não disfarçou a sua satisfação com o momento privilegiado com que inicia o seu mandato — com uma “coordenação dos ciclos políticos” em vários países europeus que não se verificou no passado e também com uma conjuntura de crescimento sustentado da economia, verificado nos últimos 18 trimestres.

“Durante os próximos dois anos e meio cabe-me liderar um grupo de ministros das Finanças. Serão anos muito exigentes, mas também muito interessantes para o processo de construção da Europa, que goza de um apoio bastante alargado que só pode ser aproveitado por quem lidera. Temos de pôr mãos à obra e é isso que vamos começar a fazer dentro de minutos”, afirmou.

Foi toda uma nova coreografia para Mário Centeno, esta manhã, na sua nova qualidade de presidente do Eurogrupo — desta vez, para registo oficial, o ministro português teve direito a um cumprimento especial do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, horas antes do encontro do Eurogrupo.

Pela manhã, Centeno também foi recebido pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com quem manteve uma “boa discussão sobre a actual situação política e económica”, trocando impressões sobre como “tornar a moeda comum mais robusta e resiliente”. O líder europeu desejou-lhe sorte no seu novo cargo e deixou-lhe um repto, ou provocação, em jeito de metáfora, como escreveu no Twitter: “Vamos consertar o nosso telhado agora que está sol.”

Questionado sobre o conselho de Juncker, Centeno lembrou: “A Europa é uma construção que eu não diria difícil, mas seguramente muito corajosa.” Tem respondido a todas as situações — quando há sol, mas também quando apareceram nuvens e chuva.

Na agenda do encontro está a terceira avaliação do programa de ajustamento aplicado à Grécia — com Centeno a antecipar à entrada “boas notícias para a população grega” — e também a apreciação do relatório da Comissão sobre o desempenho da economia portuguesa. “Vamos ouvir palavras de encorajamento; há um sentimento muito positivo sobre a economia e as finanças públicas em Portugal”, revelou Mário Centeno. Pronunciou-se sobre a matéria como líder do Eurogrupo e ministro português: “Vamos saudar esses desenvolvimentos e ficar muito contentes pelos resultados.”

Além disso, os ministros vão lançar o debate das questões que têm que ver com a agenda da união económica e monetária, “um conjunto vasto de tópicos” que serão vertidos em recomendações políticas até Junho. “Politicamente, a mensagem é muito clara: é importante, neste momento, olhar para a expansão da zona euro de uma forma positiva e construtiva, com optimismo e determinação”, sublinhou Centeno, que aludiu à intenção da Bulgária em aderir à moeda única. “Há condições para que isso aconteça. Temos um conjunto de critérios que a Bulgária satisfaz. Naturalmente, seria feita uma análise conjunta quando e se tal for solicitado pelas autoridades búlgaras”, afirmou.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários