Jovens do Benfica são os que mais dinheiro rendem na Europa, segundo o Financial Times

Jornalista do diário britânico analisou o dinheiro movimentado pelas transferências de jogadores jovens dos clubes europeus. O Benfica lidera a lista, o FC Porto surge em terceiro lugar e Sporting em 14º.

Foto
Negócio de Renato Sanches é um dos destaques do jornal britânico FRANCISCO LEONG

Uma análise do Financial Times (FT) concluiu que o Benfica é o emblema europeu cujos jogadores jovens formados no clube ou contratados ainda em tenra idade mais dinheiro movimentam em transferências. O FC Porto surge pouco depois no ranking, na terceira posição.

Numa reportagem sobre a formação do Dortmund, publicada pelo jornal britânico na sexta-feira, surge um balanço financeiro relativamente aos jogadores jovens formados ou contratados pelos clubes europeus desde a época 2008/2009. No entanto, nesta lista não estavam incluídos nem clubes portugueses nem holandeses.

Nesta segunda-feira, um dos autores da reportagem, John Burn-Murdoch, utilizou o Twitter para responder às “muitas pessoas” que perguntaram “onde é que caberiam os clubes portugueses e holandeses” na análise do FT relativamente ao “desenvolvimento e venda de jogadores jovens”. “A resposta: muito alto. O Benfica é um verdadeiro transportador de talento, com FC Porto e Ajax logo atrás”.

Juntamente com esta mensagem, o jornalista divulga uma nova lista de clubes analisados. No título, lê-se “Benfica faz mais dinheiro do que qualquer outro clube ao recrutar e vendar jogadores jovens”. Aí destacam-se as vendas de Renato Sanches, Fábio Coentrão, David Luiz e Ángel Di Maria. O clube da Luz, segundo a análise do FT, ultrapassou a barreira dos 400 milhões de euros neste tipo de negócios (os cálculos são realizados tendo por base os preços praticados em 2018, ou seja, ajustados à inflação das transferências no futebol).

O FC Porto surge em terceiro atrás do Lyon, com pouco menos de 300 milhões de euros registados em vendas de jogadores jovens. O FT, neste caso, destaca Bruno Alves, André Silva e James Rodríguez.

Apesar de não estar nos primeiros lugares, o Sporting foi também incluído nesta análise mais alargada, ocupando a 14.ª posição. Com cerca de 200 milhões em vendas de jogadores jovens, John Burn-Murdoch realça os casos de João Moutinho, Nani e João Mário.

Em resposta a algumas questões que foram realizadas nos comentários a esta publicação, o jornalista responsável por estes cálculos nota que não teve em conta as percentagens dos respectivos passes e, por isso, os montantes que entraram nos cofres dos clubes nestes negócios.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários