Kevin Kühnert, a cara de bebé que pode derrubar Merkel

Foto
Kevin Kühnert tornou-se uma estrela nos media alemães Fabrizio Bensch/REUTERS

Há apenas dois meses na liderança da Juventude Social-Democrata (Jusos), Kevin Kühnert leva a cabo uma campanha contra a liderança do SPD contra a participação do partido numa “grande coligação” com os conservadores de Angela Merkel.

O Twitter de Kühnert está cheio de intervenções suas nos media alemães, imprensa estrangeira, em encontros com membros do SPD, e com responsáveis de embaixadas estrangeiras.

A sua “cara de bebé” (como classifica o tablóide Bild) contrasta com o modo como tem argumentado contra a participação no Governo do SPD, em debates com políticos muito mais velhos e experientes. A imprensa alemã espanta-se como pode o destino da chanceler, Angela Merkel, estar dependente deste jovem de 28 anos (que parece ainda mais novo), e a imprensa internacional também se questiona sobre quem é esta “jovem estrela capaz de derrubar Schulz e Merkel”.

Apesar da campanha que leva a cabo contra uma decisão da liderança, Kühnert repete que o SPD não está perto de uma cisão e que ele não quer ser “nenhum Oskar Lafontaine”, que saiu em dissidência com o então chanceler Gerhard Schröder formando um partido à sua esquerda, Die Linke.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários