O Shutdown em poucas linhas

Foto
A estátua da Liberdade já foi encerrada Andrew Kelly/REUTERS

O que é a paralisação do Governo?

Se o Congresso dos EUA não aprovar o financiamento adequado para todas as actividades do Governo e as agências federais, são encerrados todos os serviços considerados não essenciais, como o FBI e o Departamento de Segurança Interna. Cerca de 40% dos trabalhadores federais são colocados de licença não remunerada e mandados para casa. Em 2013, ficaram nesta situação 800 funcionários públicos  durante duas semanas.

Que tipo de serviços vão encerrar?

Espera-se que muitos são trabalhadores civis do Departamento de Defesa sejam atingidos. O serviço de parques e os monumentos nacionais pode ser bastante atingido. No shutdown de 2013, relacionado com o Obamacare, estima-se que foram perdidos 750 mil visitantes, por estarem encerrados. O serviço de impostos pôs de licença 90% do seu pessoal naquele ano. Um programa para seguir a forma como o vírus da gripe se está a disseminar foi já parado este ano, bem como o recrutamento de doentes para ensaios clínicos.

Porque é que se chegou a este impasse?

O principal problema é falta de acordo sobre reformas na legislação de imigração, em especial para impedir a deportação de imigrantes trazidos de forma ilegal em crianças (dreamers).

Quais as consequências da paralisação?

Um shutdown custa pelo menos 6500 dólares por semana, de acordo com um relatório da S&P Global, baseado em anteriores paralisações.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários