Pela primeira vez esta época, Sporting inicia uma jornada na liderança

A 19.ª ronda da I Liga arranca com a deslocação dos “leões” ao Bonfim e o FC Porto-Tondela

Foto
LUSA/ANDRÉ KOSTERS

Ainda sob as ondas de choque provocadas pela interrupção do Estoril-FC Porto na passada segunda-feira, a 19.ª jornada da I Liga inicia-se hoje com um cenário inédito nesta época. Apesar de os “dragões” ainda terem, a 21 de Fevereiro, 45 minutos para inverter o resultado que lhes é desfavorável no final da primeira parte do duelo com os “canarinhos”, o Sporting iniciará a ronda como líder isolado e, se vencer no Estádio do Bonfim, os portistas vão começar o confronto com o Tondela a quatro pontos dos “leões”.

Apesar de o incidente ocorrido no Estoril-FC Porto não ser “um problema do Sporting”, na antevisão da deslocação ao Estádio do Bonfim Jorge Jesus não deixou de dar a sua opinião sobre o tema. O técnico, considera que “é no campo que se ganham os jogos, independentemente do resto”, e como o FC Porto “ainda tem mais 45 minutos” para jogar, Jesus desvalorizou o facto de iniciar a ronda como líder isolado: “Não podemos desvalorizar aquilo que as equipas fazem durante 20 e tal jogos, por causa de um jogo em que não estava a ser tão forte. Não estou a ver que o FC Porto esteja com menos gás, até o Sporting já esteve ao intervalo a perder e conseguiu dar a volta a esses resultados.”

Com a moral reforçada após duas vitórias claras frente a Portimonense e D. Aves, o técnico dos “leões”, que já assegurou quatro reforços na reabertura do mercado de transferências, revelou que “ainda vão chegar reforços a custo zero” a Alvalade, mas com Fredy Montero, Wendel e Misic a fazerem “um trabalho específico para a pouco e pouco se adaptarem”, apenas Rúben Ribeiro será opção para os sportinguistas frente aos sadinos.

Se os horários forem cumpridos, poucos minutos depois de terminar a partida no Bonfim o FC Porto terá pela frente um Tondela que atravessa um bom momento: dois triunfos consecutivos fora de casa para o campeonato. Com Brahimi, Marcano e Marega em dúvida, Sérgio Conceição afirmou que “não é justo dizer que foi só a ausência” do argelino a justificar os “45 minutos menos conseguidos” contra o Estoril. O técnico portista, admitiu ainda estar “preocupado” por a equipa estar a sofrer mais golo. “Vamos trabalhar sobre esses erros. São fases que as equipas passam. Durante meses, um dos pontos fortes da minha equipa foi sofrer muito poucos golos. Estamos atentos àquilo que temos de trabalhar”, conclui Sérgio Conceição.

Sugerir correcção
Comentar