Conversas à lareira com Zé Turbo e Martin Luther King

Mercado de Inverno! Cristiano Ronaldo quer sair! PSG dá 400 milhões por (inserir nome de craque com cláusula de rescisão impossível)! Embaló no RB Leipzig! Freddy Adu… em algum lado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mercado de Inverno! Cristiano Ronaldo quer sair! PSG dá 400 milhões por (inserir nome de craque com cláusula de rescisão impossível)! Embaló no RB Leipzig! Freddy Adu… em algum lado.

Esta é uma das duas vezes por ano em que o futebol enlouquece, entre jogadores, treinadores, empresários, jornalistas e qualquer adepto que se preze. Bem-vindos à janela de Inverno do mercado de transferências, o mercado das segundas oportunidades, das compras de pânico, das vendas de excedentários e dos incontáveis empréstimos com opção de compra.

Durante um mês, os milhões circulam e os jogadores também, mas como o Planisfério não é um podcast milionário, este episódio XIX, o primeiro em que os seus autores estão sentados em cadeiras, vai falar de transferências que estão fora do radar de muita gente, mas que estão no topo da nossa actualidade. Falamos da ida de Martin Luther King para o Ceuta, do regresso de Zé Turbo ao futebol português, e da maior promessa (dizemos nós) do futebol albanês a reforçar as ambições do Varzim.

Gabamos também a aposta da experiência do Canelas Gaia e do Desportivo das Aves, que tem mais de 100 anos de experiência entre os seus três guarda-redes. Por falar em quarentões, Hilton Vitorino (ou vice-versa) lidera a defesa mais batida de França e com um português ao lado. Ou de Emerson Sheik, o colorido avançado quarentão do Corinthians. São é todos uns meninos quando se fala de Kazu Miura, que continua a marcar golos com mais de meio século de vida.

Subscreva o programa Planisférico no iTunes, no SoundCloud e nas apps para podcasts.