Acidente de Peterhansel e abandono de Villagra com a meta à vista

Carlos Sainz, nos automóveis, e Matthias Walkner, nas motos, limitaram-se a controlar a penúltima etapa do Dakar.

Foto
Peterhansel vai ficar fora do pódio do Dakar Reuters/ANDRES STAPFF

Só com um azar tremendo de Carlos Sainz (Peugeot) na etapa desta sexta-feira, a penúltima do Dakar 2018, o veterano e mais bem sucedido piloto da história da prova, Stéphane Peterhansel, poderia ainda sonhar com mais um título. Mas foi à porte do francês que a má sorte bateu. Ao quilómetro 78 da tirada que ligou San Juan a Córdoba, na Argentina, o Senhor Dakar sofreu um acidente e vai ficar de fora do pódio.

Foram cerca de 50 os minutos que Peterhansel perdeu para a concorrência directa, que teve em Nasser Al-Attiyah (Toyota) o mais rápido do dia nos automóveis. Logo atrás, com oito minutos de diferença, chegou Giniel Villiers (Toyota), seguido de Carlos Sainz, que não precisou de correr qualquer tipo de risco para manter uma liderança folgada à entrada para o dia de consagração.

Nas motos, Toby Price (KTM) repetiu o triunfo da 11.ª etapa, em 4h48m33s, com o líder Matthias Walkner (KTM) a terminar num confortável quarto lugar uma etapa que foi encurtada (de 434km para 355km, por força das condições atmosféricas) e que permitiu, ainda assim, a Kevin Benavides (Honda), segundo da geral, ganhar-lhe 10 minutos, que de pouco servirão se nada de anormal acontecer hoje ao austríaco.

Nos camiões, a diferença entre os dois primeiros disparou substancialmente porque a luta já não é entre Eduard Nikolaev (Kamaz) e Federico Villagra (YPG Infinia). O argentino desistiu por problemas mecânicos, já depois de ter sido denunciado pelos rivais por ter abastecido fora de uma zona autorizada. O triunfo final é praticamente assunto de um homem só, Nikolaev, ainda que Siarhei Viazovich seja agora segundo.

Sugerir correcção
Comentar