Apple

É o "chaiOS", a falha que pode congelar o seu smartphone através de um link

A Apple diz que problema será resolvido com uma actualização de software que estará disponível a partir da próxima semana.
Foto
Reuters/MICHAELA REHLE

Foi descoberta uma falha no sistema iOS que pode afectar as aplicações de mensagens ou congelar o próprio smartphone. Para isso basta aceder a um link especialmente criado para o efeito.

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

A descoberta foi realizada pelo especialista em softwares Abraham Masri, numa publicação no site GitHub. E até já baptizou o bug: “chaiOs”. Ao Buzzfeed News, Masri explicou que criou um site hospedado no GitHub e que encheu os seus metadados com centenas de milhares de caracteres desnecessários. O que acontece depois de se abrir o link para esta página, segundo diz Masri, é que as mensagens bloqueiam ao tentar descarregar toda esta informação, podendo inclusivamente mandar abaixo todo o sistema operativo.

De acordo com os relatos recolhidos pelo Buzzfeed, o “chaiOs” funciona de forma consistente com alguns utilizadores a afirmarem que fez com que as aplicações de mensagens deixassem de funcionar, outros que o telefone bloqueou e outros que se reiniciou. Masri, por seu lado, garante que testou com sucesso a falha no iPhone X e iPhone 5S.

A verdade é que esta revelação levou a Apple a reagir e a garantir que o problema será resolvido com uma actualização de software que estará disponível a partir da próxima semana.