É o "chaiOS", a falha que pode congelar o seu smartphone através de um link

A Apple diz que problema será resolvido com uma actualização de software que estará disponível a partir da próxima semana.

Foto
Reuters/MICHAELA REHLE

Foi descoberta uma falha no sistema iOS que pode afectar as aplicações de mensagens ou congelar o próprio smartphone. Para isso basta aceder a um link especialmente criado para o efeito.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foi descoberta uma falha no sistema iOS que pode afectar as aplicações de mensagens ou congelar o próprio smartphone. Para isso basta aceder a um link especialmente criado para o efeito.

A descoberta foi realizada pelo especialista em softwares Abraham Masri, numa publicação no site GitHub. E até já baptizou o bug: “chaiOs”. Ao Buzzfeed News, Masri explicou que criou um site hospedado no GitHub e que encheu os seus metadados com centenas de milhares de caracteres desnecessários. O que acontece depois de se abrir o link para esta página, segundo diz Masri, é que as mensagens bloqueiam ao tentar descarregar toda esta informação, podendo inclusivamente mandar abaixo todo o sistema operativo.

De acordo com os relatos recolhidos pelo Buzzfeed, o “chaiOs” funciona de forma consistente com alguns utilizadores a afirmarem que fez com que as aplicações de mensagens deixassem de funcionar, outros que o telefone bloqueou e outros que se reiniciou. Masri, por seu lado, garante que testou com sucesso a falha no iPhone X e iPhone 5S.

A verdade é que esta revelação levou a Apple a reagir e a garantir que o problema será resolvido com uma actualização de software que estará disponível a partir da próxima semana.