Miguel Oliveira e Inês Henriques eleitos atletas do ano pela Confederação do Desporto

O prémio Jovem Promessa foi atribuído ao futebolista do Sporting Bruno Fernandes.

Inês Henriques
Fotogaleria
Inês Henriques LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA
Miguel Oliveira
Fotogaleria
Miguel Oliveira LUSA/Kai Forsterling

O motociclista Miguel Oliveira e a atleta Inês Henriques receberam nesta quarta-feira os prémios de atleta masculino e feminino de 2017, que foram atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal, durante a 22.ª edição da Gala do Desporto.

Miguel Oliveira, de 23 anos, que corre pela equipa KTM, terminou a temporada de Moto2 no terceiro lugar, tendo somado três vitórias nas últimas três provas do campeonato do ano passado, na Austrália, Malásia e Valência.

O motociclista foi consagrado na cerimónia que decorreu no Casino Estoril, tendo batido a concorrência do surfista Frederico Morais, o atleta e medalhado olímpico Nélson Évora, o canoísta Fernando Pimenta e o futsalista Ricardinho.

Já o prémio Atleta Feminina do Ano foi entregue a Inês Henriques, de 37 anos, campeã do mundo e recordista dos 50 quilómetros marcha em 2017. Joana Schenker (bodyboard), Teresa Portela (canoagem), Cláudia Neto (futebol) e Cláudia Santos (desporto para com deficiência-atletismo) eram as restantes nomeadas na categoria.

O treinador Hélio Lucas, bicampeão da Europa em K1 1000 metros, campeão do mundo em K1 5000 metros e vice-campeão do mundo em K1 1000 metros, foi consagrado com o prémio Treinador do Ano, numa categoria em que concorria com Hugo Canela (treinador de andebol do Sporting), Jorge Miguel (atletismo), Lino Barruncho (triatlo) e a equipa técnica nacional de surf.

O prémio Jovem Promessa foi atribuído ao futebolista do Sporting Bruno Fernandes, que recebeu mais votos do que o canoísta Sérgio Maciel, a ciclista Maria Martins, o triatleta Vasco Vilaça e a atleta Evelise Veiga.

Quanto ao galardão de Equipa do Ano foi entregue à equipa de triatlo do Benfica, que conquistou o Europeu de clubes e o campeonato nacional jovem de clubes, em 2017.

A formação "encarnada" superou a equipa de atletismo do Sporting, a selecção nacional A feminina de futebol - que participou pela primeira vez numa fase final de um campeonato europeu -, a seleção nacional de hóquei em patins de sub-20 e a seleção nacional de seniores masculinos de ténis de mesa.

Por outro lado, o seleccionador nacional de futebol, Fernando Santos, foi um dos vários galardoados com o prémio Personalidade do Ano.

Sugerir correcção