Há cinco novas rotas de arte urbana no Porto e em Vila do Conde

StreetArtCEI, do Centro de Estudos Interculturais do Politécnico do Porto, fez percursos de arte urbana no Porto e Vila do Conde

Foto
Mural de Daniel Eime no Porto Sara Lopes

Obras de Vhils, Hazul, Mr. Dheo ou Third podem ser vistas no âmbito do projecto StreetArtCEI, que apresenta cinco rotas de percursos culturais alternativos criadas no Porto e Vila do Conde.

As rotas do Marquês, Bolhão, Trindade, São Bento e Vila do Conde são os cinco trajectos turísticos de arte urbana no Norte do país e estão disponíveis online, onde se podem ver imagens de "manifestações artísticas marginais com visibilidade acessível e elevada qualidade estética. (...) Neste mapa constam artistas como Vhils, Hazul, Mr. Dheo ou Third", refere o Politécnico do Porto, que lidera o projecto através do Centro de Estudos Interculturais.

O grande objectivo do projecto StreetArtCEI é "democratizar o acesso a esta forma de expressão artística e captar turistas para a descoberta das principais artérias turísticas da região Norte, valorizando também economicamente as manifestações artísticas que as cidades oferecem, tanto a visitantes como a habitantes".

Foto
Mural de Isabel Lhano, Marco Castiço, Miguel do Pipa e Luís Costa em Vila do Conde P3

As imagens foram seleccionadas e gerreferenciadas, gerando um mapeamento que demonstra os padrões de recorrência espacial dessas manifestações artísticas. "Sobrepomos esse mapeamento às disponibilidades de acesso, transporte e infra-estruturas urbanas e à duração de um hipotético percurso pedestre", explica a investigadora líder Clara Sarmento.

O projecto prevê, numa segunda fase, identificar mais rotas turísticas de arte de rua, abrangendo Braga, Aveiro e Ovar, com ligação a rotas semelhantes no Sul, nomeadamente na Grande Lisboa. O StreetArtCEI é uma spin-off do projecto TheRoute -- Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants' Profile Adaptation and Context Awareness, liderado pelo Politécnico do Porto. 

Sugerir correcção
Comentar