A Coreia do Norte sem intermediários

Coming Home coloca lado a lado imagens dos dois extremos (Coreia do Norte e Estados Unidos) que se encontram na visão do fotógrafo David Guttenfelder.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

A Coreia do Norte "em discurso directo e sem intermediários". Esse é o ponto de partida da exposição Coming Home (a partir do dia 23 de Janeiro, na Galeria Manifesto, no Mercado Municipal de Matosinhos), registo de David Guttenfelder, que se tornou o primeiro fotojornalista ocidental a ter acesso regular a Pyongyang e ao quotidiano daquele país.

Em 2011, David Guttenfelder, actualmente ao serviço da National Geographic, esteve na fundação de uma filial da Associated Press na capital norte-coreana — a primeira agência ocidental a estabelecer-se no país. À medida que as suas reportagens eram publicadas um pouco por todo o mundo, crescia o interesse pela sua conta de Instagram (@dguttenfelder), onde ainda hoje é possível espreitar as rotinas dos locais e o seu próprio quotididano, bem como "a sua visão sobre um país isolado e obscuro", como escreve o Manifesto, um projecto da agência de viagens Nomad e promotor desta exposição. 

"Guttenfelder reconheceu o potencial destes novos meios de comunicação digital na redefinição da maneira como a fotografia era criada, partilhada e experienciada. Frustava-o ver os fotojornalistas postos de lado da revolução visual que começava a ganhar forma: uma revolução que conduzia à democratização da fotografia. Abraçou o desafio. Pela primeira vez na sua carreira viu-se a interagir directamente com uma comunidade comprometida com a sua maneira de ver o mundo. Aderiu à natureza vernacular da plataforma, partilhando fotografias da vida quotidiana e de objectos com que se cruzava na Coreia do Norte. As imagens surgem como as peças de um puzzle – agrupadas no seu feed - e formam um retrato sócio-cultural do país", refere o Manifesto, que se apresenta como um espaço de encontro para viajantes e um pólo agregador e dinamizador de uma comunidade curiosa e criativa.

Foto

O trabalho de Guttenfelder nesta rede social foi distinguido pela revista Time em 2013 com a atribuição do primeiro Instagram Photographer of the Year.

"Depois de vinte anos fora de casa, David Guttenfelder está de volta aos Estados Unidos. Como um estranho na sua terra, emprega a abordagem fotográfica que usou na Coreia do Norte mas, desta vez, para descobrir o seu próprio país."

Foto

No Instagram, onde soma quase duas mil fotografias, "explora agora a essência do american way of life, com retratos que vão desde o familiar ao extraordinário".

Coming Home coloca lado a lado imagens dos dois extremos (Coreia do Norte e Estados Unidos) que se encontram na visão do fotógrafo.

Esta exposição é produzida pelo Visa Pour L'Image e resulta de uma co-produção entre a Galeria Manifesto e o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem. A exposição pode ser visitada até dia 30 de Março, de terça a sábado entre as 10h e as 19h. A entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar