Os Jogos Olímpicos do todo-o-terreno

Numa jornada em que, de repente, tudo muda nas duas rodas e, por enquanto, nada de significativo parece mexer nos automóveis, será bom passarmos deste Dakar para o que é (ou não) relevante nas mais diversas provas mundiais de todo-o-terreno. Até porque, ainda há três dias, tivemos um jovem e muito promissor piloto português a fazer um segundo lugar no Africa Eco Race.

Não me parece que o Dakar tenha concorrência, mas acho que começamos a ter mais provas do que tínhamos e ainda bem. São provas bastante díspares, na verdade. O Dakar são os Jogos Olímpicos da modalidade. É uma prova com uma tradição muito grande, tem um nome muito forte, continua a juntar muitas marcas, muitos pilotos, continua a ser um sonho para qualquer pessoa participar no Dakar.

A par disso, outras provas têm vindo a crescer. O Rali de Marrocos, que se realiza em Outubro, é uma prova que é muito forte porque é o ultimo grande treino, a última grande etapa de preparação com vista ao Dakar. O Africa Race também tem vindo a crescer ano após ano, cada vez com mais pilotos e máquinas em quantidade e qualidade.

Na China e na Rússia também há mais provas a surgirem no calendário. Mas vamos ver qual é a dimensão mediática e o impacto que essas competições vão conseguir atingir no futuro. Acho que muito dificilmente conseguirão ter o impacto de um Dakar.

Sugerir correcção
Comentar