Xinobi, Surma e Diron Animal na comitiva portuguesa ao Eurosonic

Festival começa esta quarta-feira em Groningen, na Holanda.

Foto
Surma editou o seu álbum de estreia, Antwerpen, em Outubro NUNO FERREIRA SANTOS

Os portugueses Xinobi, Omiri, Serushiô, TT Syndicate e Surma e o luso-angolano Diron Animal actuam na edição deste ano do festival Eurosonic Noorderslag, que começa esta quarta-feira em Groningen, na Holanda.

Logo no primeiro dia sobem ao palco os Serushiô, dupla de blues do Porto, que editou em Março do ano passado Groove Lee, sucessor do álbum de estreia, I'm Not Lost... Just Don't Want To Be Found, de 2014, e o DJ, músico, produtor e editor Xinobi (Bruno Cardoso), que em 2017 editou On the quiet, disco com um pé na eletrónica e outro no passado punk-rock.

Para quinta-feira, estão agendadas as actuações de Diron Animal e de Surma, que tem segundo concerto marcado para o dia seguinte. Diron Animal esteve no Eurosonic em Janeiro do ano passado com os Throes + The Shine. O vocalista daquela banda de rockuduro editou em Outubro o primeiro álbum a solo, Alone, com distribuição mundial, e que é, de acordo com o próprio em declarações à Lusa, "completamente electrónica com influências de vários sítios".

Em Outubro do ano passado, Débora Umbelino editou o álbum de estreia do projecto musical Surma, que leva quem o ouve a ambientes frios, como montanhas ou cidades nórdicas, contou à agência Lusa, a propósito da edição de Antwerpen.

Na sexta-feira actuam ainda, além de Surma, Omiri e os TT Syndicate, estes últimos escolhidos pela rádio pública Antena 3, uma das parceiras do Eurosonic.

Omiri é um projeto do músico e produtor português Vasco Ribeiro Casais, em torno da música tradicional portuguesa. O seu mais recente disco, Baile Eletrónico, foi editado em Abril do ano passado. No álbum, Vasco Ribeiro Casais toca viola braguesa, cavaquinhos, gaitas portuguesas, nyckelharpa e bouzouki. Mentor dos grupos Seiva, Sopro e Dazkarieh, Vasco Ribeiro Casais já colaborou com artistas e grupos como Né Ladeiras, Uxu Kalhus, Filipa Pais e Velha Gaiteira.

Os TT Syndicate surgiram em 2012, com músicos provenientes de vários projectos, como os 49 Special e Os Tornados. O septeto do Porto cria música influenciada pela década de 1960, que resulta numa mistura de soul, rock'n'roll e rhythm and blues.

Portugal foi convidado da edição de 2017 do festival, que funciona como uma plataforma de divulgação da música europeia, com um programa alargado de concertos, conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo. Como país em destaque, Portugal levou a Groningen cerca de cem profissionais e 21 artistas e grupos portugueses, como Best Youth, DJ Ride, First Breath After Coma, Gisela João, Glockenwise, Rodrigo Leão e Marta Ren & the Groovelvets.

A edição deste ano decorre até sábado, em Groningen.

Sugerir correcção
Comentar