Quatro ilustradores portugueses na Feira do Livro Infanto-juvenil de Bolonha

Mariana Rio, Filipe Abranches, Madalena Matoso e Yara Kono seleccionados para a exposição internacional que acompanha a feira.

Foto

Os ilustradores Mariana Rio, Filipe Abranches, Madalena Matoso e Yara Kono foram seleccionados para a exposição internacional de ilustração da Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha, que decorrerá de 26 a 29 de Março naquela cidade italiana.

Dedicada à ilustração para a infância e juventude, a exposição mostrará trabalhos de cerca de 80 ilustradores de todo o mundo, incluindo os quatro portugueses referidos, dois dois quais – Filipe Abranches e Madalena Matoso – irão estar pela pela primeira vez representados nesta mostra. 

Filipe Abranches, que tem trabalhado sobretudo em banda desenhada e cinema de animação, explicou que foram selecionadas três ilustrações que fez para a biografia Alexandre Serpa Pinto, o Sonhador da África Perdida, de Luís Almeida Martins, uma edição conjunta da Pato Lógico com a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Madalena Matoso tem tido presença regular na Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha, mas este ano é uma estreia na exposição, onde terá colagens do livro Não é Nada Difícil – o Livro dos Labirintos (Planeta Tangerina). 

Yara Kono, que esteve na exposição de 2017 com o livro Batata Chaca-Chaca, volta a ser seleccionada este ano com as ilustrações para Cem Sementes que Voaram, com texto de Isabel Minhós Martins e edição da Planeta Tangerina.

Também pela segunda vez nesta exposição estará a ilustradora Mariana Rio, seleccionada pelas ilustrações de uma nova edição, ainda não publicada, do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, do autor brasileiro Machado de Assis, que sairá com a chancela da editora espanhola Sexto Piso.

As obras escolhidas para a exposição serão reunidas num anuário, a editar em italiano, inglês e japonês, e com distribuição em várias livrarias especializadas em todo o mundo. Depois de Bolonha, a exposição seguirá viagem para vários países, nomeadamente Japão, China, Estados Unidos, Tailândia e Dinamarca.

Os ilustradores com menos de 35 anos são ainda candidatos a um prémio, criado em parceria com a SM Fundación Internacional, no valor de 12 mil euros, e que inclui a edição de um livro. Em 2014, foi atribuído a Catarina Sobral.

Considerada uma das mais importantes na área do mercado e negócio editorial dedicado à literatura e ilustração para a infância e juventude, a Feira do Livro de Bolonha cumprirá este ano a sua a 55.ª edição, tendo a China como país convidado.

Sugerir correcção
Comentar