Descobrir um sósia num museu tornou-se um jogo viral, mas não é para todos

Aplicação da Google só mostra a funcionalidade a alguns utilizadores nos EUA.

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Paulo Pimenta

Uma aplicação da Google dedicada a arte e cultura, chamada Google Arts & Culture, tem um manancial de conteúdo – mas é a funcionalidade que permite aos utilizadores descobrirem um rosto semelhante ao seu num quadro de museu que tem estado a atrair atenções.

A funcionalidade, que nem sequer está em destaque na aplicação, permite ao utilizador tirar uma fotografia a si próprio, que o sistema depois usa para tentar identificar um rosto semelhante num quadro. Algumas vezes, as semelhanças são muitas. Noutros casos, o rosto apresentado é diferente em idade e género do da fotografia – o que não quer dizer que não tenham alguns pontos em comum. O resultado pode ser partilhado nas redes sociais, com as duas imagens lado a lado e uma indicação da percentagem de semelhança. Contém todos os ingredientes para ser um fenómeno viral na Internet.

Uma utilizadora partilhou no Twitter o resultado dado pela aplicação do Google.

A grande maioria das pessoas, no entanto, não pode ainda usar a funcionalidade, porque é experimental e está disponível apenas nos EUA. Mesmo naquele país, não é apresentada a todas as pessoas. Em Portugal, como no resto do mundo, os utilizadores terão de se contentar com os muitos artigos temáticos, com as visitas virtuais a museus e locais históricos (o que inclui imagens do Street View), com cronologias que permitem explorar a história de objectos (como a cadeira), com vídeos em 360º de peças de arte, ou com uma funcionalidade que permite navegar por quadros escolhendo a cor predominante. Para além da aplicação, o Google Arts & Culture também está disponível na Web.

Muitas pessoas queixaram-se online por terem descarregado a aplicação e não terem conseguido usar a funcionalidade para descobrir um sósia. Mas também há quem esteja, com algum humor, a sublinhar o lado positivo: “Descarreguei a aplicação Google Arts & Culture para fazer aquele jogo da comparação da selfie e tudo o que consegui em vez disso foi uma ferramenta fantástica que enriqueceu a minha alma e já melhorou imenso a minha qualidade de vida”, escreveu no Twitter o utilizador Anthony Oliveira, um académico e crítico cultural de Toronto.

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