Brent fecha acima dos 70 dólares pela primeira vez desde Dezembro 2014

A fraqueza do dólar, em que se negoceiam os contratos futuros do petróleo, impulsionou hoje o preço do Brent, que na semana passada já tinha ultrapassado os 70 dólares durante a sessão

Foto
Reuters/STAFF

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em Março, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,58%, para os 70,26 dólares.

Esta é a primeira vez desde Dezembro de 2014 que é superada a marca dos 70 dólares no fecho das transacções.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa e para as exportações portuguesas, terminou a sessão no International Exchange Futures a cotar 41 cêntimos acima dos 69,85 dólares com que fechou as transacções na sexta-feira.

A fraqueza do dólar, divisa em que se negoceiam os futuros do petróleo, impulsionou hoje o preço do Brent, que na semana passada já tinha ultrapassado os 70 dólares durante a sessão pela primeira vez em três anos.

O crude europeu manteve a tendência altista dos últimos dias, se bem que o seu avanço tenha sido limitado, segundo os analistas, pelo aumento da produção nos EUA, que foi conhecido hoje.

As restrições na extracção que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros importantes produtores acordaram prolongar até ao final de 2018 contribuíram para o avanço do preço.

A cotação do barril de Brent já aumentou mais de 10% desde 30 de Novembro quando o cartel liderado pela Arábia Saudita anunciou a sua intenção de prolongar a redução da produção, iniciada em Janeiro de 2017.

Estas medidas começaram a aliviar o excesso de oferta que cortou os preços do petróleo a partir da segunda metade de 2014, depois de ter alcançado os 110 dólares por barril neste mesmo ano.

Os analistas alertaram porém para que a recuperação do preço reactivou parte da indústria, particularmente nos EUA, que tinha suspendido as suas operações devido à baixa rentabilidade, o que pode tornar a alterar o equilíbrio entre a oferta e a procura.

Sugerir correcção
Comentar