Sousa marca encontro com Cilic na Austrália

Rafael Nadal venceu a primeira partida da época e confirmou estar totalmente recuperado fisicamente.

Foto
LUSA/MAST IRHAM

João Sousa entrou no court 15 de Melbourne Park enquanto número 70 do ranking mundial, em virtude de não ter conseguido repetir a presença na final de Auckland, ficando-se pela segunda ronda. Para compensar, o vimaranense fez melhor do que na edição anterior do Open da Austrália: não desperdiçou a vantagem de dois sets a zero e eliminou Dustin Brown, para aceder à segunda ronda da primeira prova do Grand Slam da época, na qual o espera o croata Marin Cilic, membro do top 10.

Sousa confirmou a melhoria no capítulo do serviço e nos dois sets iniciais não sofreu qualquer break. Brown (126.º), confiante após três encontros ganhos no qualifying, logrou quebrar o tenista luso e ganhar as duas partidas seguintes, embora Sousa tenha liderado o tie-break, por 3
1. Como é habitual, o número um português reagiu bem e começou a distanciar-se no marcador, concluindo ao fim de 2h52m: 6-4, 6-3, 4-6, 6-7 (4-7) e 6-1. Sousa terminou o encontro com 84% de pontos ganhos no primeiro serviço e 71% no segundo, o que lhe permitiu terminar o jejum de vitórias no Grand Slam que durava desde Roland Garros, em Maio.

“Estou muito contente por voltar às vitórias num Grand Slam. Consegui estar muito focado durante todo o encontro, depois de ter vencido os dois primeiros sets e, no terceiro e no quarto, tive algumas oportunidades para estar na frente do marcador, mas ele conseguiu dar a volta e igualar. Penso que mantive uma excelente atitude, sempre a acreditar que poderia vencer e, no final, as coisas correram muito bem — consegui fazer um break logo de entrada, o que também me deu confiança para vencer”, explicou Sousa.

Após o encontro, o número um português recorreu ao banho de gelo para recuperar mais rapidamente tendo em vista o duelo com o número seis do ranking, que afastou o canadiano Vasek Pospisil, por 6-2, 6-2, 4-6 e 7-6 (7/5). Será o quarto duelo entre ambos, primeiro desde 2015, e Sousa nunca conseguiu ganhar um set a Marin Cilic.

“Hoje, o Cilic não me pareceu muito convincente. Acredito que o João Sousa é capaz de ganhar este encontro porque neste momento não creio que os níveis de confiança de Cilic estejam no seu melhor. Se se aplicar, pode tornar as coisas mais niveladas e eventualmente quebrar a direita de Cilic. Ainda assim, Cilic é claramente favorito”, afirmou Mats Wilander, comentador do Eurosport.

O primeiro dia do Open da Austrália ficou marcado pela hecatombe de tenistas dos EUA. Dos 12 norte-americanos eliminados, de um total de 15 em acção, destacam-se Jack Sock (8.º), John Isner (17.º), a finalista de 2017, Venus Williams (5.ª), Coco Vandeweghe (10.ª) e a campeã do último Open dos EUA, Sloane Stephens (13.ª).

Por contraste, o espanhol Rafael Nadal mostrou estar a 100% fisicamente no seu primeiro encontro oficial do ano, para dominar o dominicano de 37 anos Victor Estrella Burgos, com um triplo 6-1.

Em destaque esteve igualmente Marta Kostyuk, que se tornou na mais nova a vencer um encontro no quadro principal do Open australiano desde Martina Hingis, em 1996. Por ter conquistado o torneio júnior em 2017, a ucraniana foi contemplada com um wild-card para o qualifying, que ultrapassou sem ceder qualquer set. Nesta segunda-feira, Kostyuk eliminou a chinesa Shuai Peng (25.ª), com um duplo 6-2, vitória que comemorou com um “flic flac” à rectaguarda.

Sugerir correcção
Comentar