Benfica conquista Taça da Liga de futsal

"Encarnados" impõem primeira derrota da época ao Sporting, triunfando em Sines por 5-2.

Foto
LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O Benfica conquistou neste domingo a Taça da Liga de futsal ao derrotar o Sporting por 5-2 numa final realizada no Pavilhão Multiusos, de Sines. Foi primeira vez que os “encarnados” conquistaram o troféu e a primeira derrota da temporada para os “leões” num jogo em que a equipa de Joel Pereira esteve sempre no comando e soube resistir aos momentos de pressão do campeão nacional, que tinha ganho as duas edições anteriores da competição.

O Benfica já não derrotava o Sporting num jogo de futsal desde 2016, quando venceu a Supertaça, sendo que, na presente temporada, os “leões” venceram os três jogos em que ambas as equipas se defrontaram.

O Benfica cedo se instalou na liderança do marcador, com um golo de Deives aos 3’. Dez minutos depois, aos 13’, Fernandinho fez o 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo e indicador do que se estava a passar em Sines: uma tremenda eficácia do Benfica, e um enorme desperdício do Sporting, que não conseguia ultrapassar um impecável Roncaglio na baliza benfiquista.

Com a necessidade de dar a volta ao resultado, o Sporting foi arriscando cada vez mais, com situações de guarda-redes avançado, mas com a mesma falta de eficácia da primeira parte. Ao Benfica bastou-lhe ser sólido na defesa e aproveitar os momentos de jogo em que atacava com superioridade numérica. Foi assim que os “encarnados”, a partir de meio da segunda parte, conseguiram dar uma expressão de goleada ao marcador. Robinho fez o 3-0 aos 31’, Fábio Cecílio fez o 4-0 aos 32’ e Fernandinho fez o 5-0 e o seu segundo do jogo aos 35’. O melhor que a equipa de Nuno Dias conseguiu foi diminuir a expressão da derrota, sem colocar em causa a conquista “encarnada”. Só aos 37’ é que Dieguinho conseguiu o primeiro golo do Sporting, com Divanei a estabelecer o resultado final a poucos segundos do termo do encontro.

No final, Joel Rocha destacou a capacidade colectiva da sua equipa. “O Benfica soube competir nos momentos difíceis. O Sporting tem mais-valias individuais, colectivas e estratégicas, mas pelo que fizemos durante os 40 minutos, o Benfica é o justo vencedor. É verdade que muitas vezes à nossa organização teve de se sobrepor a nossa superação, mas esta é a nossa cara, a nossa identidade”, afirmou o técnico benfiquista. Do lado do Sporting, Nuno Dias não contestou a justiça do vencedor, mas achou o resultado exagerado para o que se passou: “Parabéns ao Benfica, uma vitória justa mas por números completamente desajustados para aquilo que foi a realidade do jogo.”

Sugerir correcção
Comentar