Falso alerta de míssil balístico gerou pânico no Havai

Marinha norte-americana já confirmou que não existe qualquer ameaça contra o arquipélago.

Captura de ecrã partilhada pela congressista norte-americana Tulsi Gabbard
Foto
Captura de ecrã partilhada pela congressista norte-americana Tulsi Gabbard Twitter

Uma mensagem de emergência a alertar para o impacto iminente de um míssil balístico foi recebida este sábado pelos residentes do estado norte-americano do Havai, no Pacífico. A ameaça, no entanto, não era real - o aviso foi emitido por engano.

Pouco depois das 8h, como relata o Washington Post, começava a ser recebida uma mensagem de telemóvel com o seguinte aviso: “AMEAÇA DE MÍSSIL BALÍSTICO EM DIRECÇÃO AO HAVAI. PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE. ISTO NÃO É UM SIMULACRO”.

Trinta e oito minutos depois, a Agência de Gestão de Emergências do Havai enviava uma nova mensagem a informar que não havia qualquer ameaça contra o arquipélago.

O Comando do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos, através do porta-voz Dave Benham, sublinhou que não foi detectada qualquer ameaça do género: “A mensagem anterior foi enviada por engano".

Através das redes sociais, responsáveis havaianos como a congressista Tulsi Gabbard também fizeram questão de desmentir o alerta.

Horas depois, o governador do Havai, David Ige, anunciou que iria reunir-se com altos responsáveis da Defesa estadual e dos serviços de emergência para apurar as causas do incidente e "prevenir que volte a acontecer".

"Apesar de estar grato que o alerta desta manhã tenha sido um falso alarme, a população tem de poder confiar no nosso sistema de alertas de emergência. Estou a trabalhar para chegar ao fundo desta questão para que possamos prevenir um erro deste tipo no futuro", lê-se num comunicado do governador. 

O incidente acontece num contexto de tensão entre os EUA e a Coreia do Norte, que vem prosseguindo o seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos. O Havai é o estado norte-americano geograficamente mais próximo do território norte-coreano.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações