Urgência vascular do Santa Marta não recebeu doentes externos no fim-de-semana

Profissionais do serviço de urgência externa de angiologia e cirurgia vascular tiveram que ir reforçar a urgência geral do Hospital de São José. Pelo menos cinco doentes foram excepcionalmente encaminhados para outro centro hospitalar.

Foto
MARIA JOÃO GALA

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, funcionou no passado fim-de-semana sem serviço de urgência externa de angiologia e cirurgia vascular. Tudo porque os profissionais deste serviço tiveram que ir reforçar a urgência geral do Hospital de São José de modo a que esta tivesse capacidade para responder aos doentes com patologia vascular que ali acorressem. Resultado: os doentes que normalmente iriam para Santa Marta acabaram por ser encaminhados para outros hospitais.

A angiologia e a cirurgia vascular respondem a complicações relacionadas com os sistemas arterial, venoso e linfático. São exemplo disso os doentes com AVC, ruptura de aneurisma ou problemas de circulação provocados pela diabetes.

O gabinete de comunicação do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), a que pertence o Hospital de Santa Marta, justifica que “houve a necessidade de reorganizar a urgência da angiologia e cirurgia vascular do CHLC”, para fortalecer “a capacidade de resposta para doentes de foro vascular na urgência polivalente do Hospital de São José, polo relevante da urgência metropolitana de Lisboa”, onde haveria falta de especialistas nesta área.

Doentes do Alentejo foram para o Santa Maria

Esta situação, fez com que cinco doentes urgentes provenientes da área regional de saúde do Alentejo fossem excepcionalmente encaminhados para o Hospital de Santa Maria, pertencente ao Centro Hospitalar Lisboa Norte, apurou o PÚBLICO. Não houve, contudo, necessidade de transferir doentes que já estivessem internados no Santa Marta, sublinha o gabinete de comunicação do CHLC. Aliás, sublinha, foram mesmo operados três doentes urgentes no fim-de-semana. 

Ao PÚBLICO, fonte do Hospital Santa Maria explicou que receberam um pedido de colaboração da urgência metropolitana, que tendo sido aceite, fez com que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM passasse a encaminhar os doentes para lá.

Esta é uma situação prevista pelo Sistema Nacional de Saúde, de forma a garantir que, em caso de incapacidade de resposta de um hospital, nomeadamente por falta de pessoal médico, ou enfermeiros, existe um encaminhamento para outro. Ainda assim é excepção à regra. Neste serviçode  angiologia e cirurgia vascular só tinha acontecido em 2013/2014, esclareceu o gabinete de comunicação do CHLC, quando foi estabelecida uma urgência metropolitana, em que os doentes do foro vascular eram transferidos em alternância mensal para Santa Marta ou Santa Maria.

Sugerir correcção
Comentar