As eleições mexicanas ao som de um “na na na na”

No México, a chegada de 2018 significa o arranque da campanha eleitoral para as eleições presidenciais, que acontecem em Julho. As sondagens apontam para uma disputa renhida entre três candidatos e têm colocado Andrés Manuel López Obrador, líder do partido de esquerda Movimento Regeneração Nacional (MORENA), na frente; no entanto, quem tem dado que falar é Yuawi López, um petiz de nove anos que protagoniza o spot eleitoral do partido Movimento Cidadão (Movimiento Ciudadano), que integra a coligação Por México al Frente, encabeçada por Ricardo Anaya.

 

O refrão orelhudo da canção Movimiento Naranja ecoa na cabeça de quem, pela primeira vez, a ouve: culpa do simples “na na na na na” a acompanhar os ritmos tipicamente mexicanos, que se cola aos ouvidos e nos faz cantar sem que nos apercebamos. Não é que o vídeo explane as motivações da força política, mas certo é que o “movimento laranja” contagiou os internautas do México e de outros países. Paródias, memes e outras versões da canção multiplicaram-se nos últimos dias. O sucesso de Movimiento Naranja traduziu-se ainda na criação de piñatas à imagem de Yuawi, que, embalado pela popularidade, anunciou que vai lançar um discoSegundo o portal Hipertextual, “o criador do êxito” é o cantor e produtor mexicano Moy Baráb. 

 

 

O Movimento Cidadão, social-democrata, aliou-se ao Partido da Revolução Democrática (PRD) e ao Partido de Acção Nacional (PAN) para formar a coligação. O objectivo, diz o Hypertextual, é evitar a vitória de Jose Antonio Meade, o ex-ministro das Finanças e candidato pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) à Presidência da República.