Sismo de magnitude 5,1 sacode Irão e Iraque

O abalo não provocou vítimas mortais ou danos significativos.

Foto
Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter sacudiu nesta quinta-feira a província de Kerman, no Sul do Irão, sem que haja registo da ocorrência de vítimas ou de danos materiais, noticiaram os media locais. O sismo foi igualmente sentido no Iraque, onde também não provocou vítimas ou danos significativos, reporta a Reuters.

Segundo a agência oficial iraniana IRNA, o terramoto, que ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, sacudiu a aldeia de Hojedk, a cerca de 700 quilómetros a sul da capital às primeiras horas do dia. Não foi reportada, até ao momento, a ocorrência de vítimas ou danos materiais significativos. Segundo os media iranianos, os residentes apressaram-se a ir para as ruas na sequência do abalo.

A província de Kerman tem registado recentemente uma série de terramotos, com magnitudes de entre 4 e 6,2 escala de Richter. Em Novembro último, um sismo de magnitude 7,2 escala de Richter atingiu o Oeste do Irão, fazendo mais de 600 mortos.

O Irão é atravessado por várias falhas sísmicas, registando com frequência terramotos de proporções devastadoras. Em 2003, um sismo de magnitude 6,3 escala de Richter atingiu Bam, causando 26 mil mortos, ou seja, um quarto da população da cidade histórica. com PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar