Merkel prevê "grandes obstáculos" no último dia de conversações exploratórias com Schulz

O líder social-democrata apontou a União Europeia como um dos pilares essenciais para um acordo com a CDU.

Foto
Os dois partidos estão em reuniões desde domingo LUSA/CLEMENS BILAN

A primeira fase do período de conversações entre a União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, a União Social-Cristã (o partido-gémeo da CDU na Baviera), e o Partido Social-Democrata (SPD) termina nesta quinta-feira, o que deixa o veredicto sobre uma possível nova “grande coligação” mais próximo. Mas Merkel disse que ainda existem “grandes obstáculos” para concluir esta fase exploratória e abrir negociações formais.

"Temos consciência que devemos criar uma boa plataforma política para o nosso país. Por isso, vai ser um dia exigente”, disse Merkel, citada pela Reuters.

Do lado de Martin Schulz, líder do SPD, uma das condições para o sucesso das negociações será a prioridade atribuída à maior integração da Europa. “Neste último dia de conversações exploratórias vamos deixar claro, acima de tudo, que este tem de ser um novo começo para a União Europeia”, sublinhou Schulz. “Se formarmos Governo será sob a condição de construir uma Europa mais forte. Precisamos de mais Europa, não de menos”, disse.

As conversações entre estes dois partidos têm lugar depois de Merkel não ter conseguido um entendimento para a formação de uma coligação co os Liberais e os Verdes. O Presidente Frank-Walter Steinmeier pediu então a formação de um Governo estável entre a CDU-CSU e o SPD, para evitar uma nova ida às urnas.

Finda esta fase de negociações exploratórias, os partidos vão decidir se existem bases para se avançar com a negociação de uma coligação.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários