Hotel da Quinta da Boeira vai ter uma galeria de arte que quer ter jovens artistas

Joana Vasconcelos lançou concurso internacional para aquisição de pinturas e esculturas da galeria de arte do novo hotel de cinco estrelas que vai abrir na Quinta da Boeira. Para incentivar jovens artistas e a arte contemporânea.

Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves
Fotogaleria
Joana Gonçalves

Uma galeria de arte com pinturas e esculturas de artistas de todo o mundo, adquiridas através de concurso internacional, será a grande atracção do futuro hotel de cinco estrelas Oporto Boeira Garden Hotel, que abre em Março de 2019, na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia. Assim como uma possível escultura da artista plástica Joana Vasconcelos, presidente do júri desse mesmo concurso, cuja aquisição está ainda em negociações, avançou um dos administradores da Quinta da Boeira, Albino Jorge.

O convite está feito e Albino Jorge está confiante de que a artista plástica leve "um ícone para a Quinta da Boeira que atraia muitos turistas e visitantes interessados em obras de arte”. Interpelada sobre a possibilidade de fazer a escultura, Joana Vasconcelos foi logo avisando que o dia não era sobre ela. Mas sim, para o lançamento do concurso nacional e internacional para “criar um núcleo de jovens artistas nacionais e internacionais com relação à arte contemporânea”. Esta é a primeira de muitas outras edições que servirão para enriquecer o acervo da galeria de arte que estará aberta ao público no novo hotel que está em obras, num investimento de 19 milhões de euros, avançou Albino Jorge.

Com este concurso pretende-se “incentivar e apoiar os jovens artistas para vejam a sua obra integrada num núcleo com qualidade”, adiantou Joana Vasconcelos. Crê que a iniciativa “vai incentivar a arte contemporânea e dar mais segurança aos artistas em início da carreira”. Vai ajudá-los a profissionalizarem-se e mostrarem o seu trabalho fora do meio académico e das habituais exposições entre colegas. “Já lá estive e lembro bem da escassez de concursos”, diz, elogiando a iniciativa da Quinta da Boeira.

A originalidade, a adaptabilidade à Quinta da Boeira, os seus jardins e o seu vinho do Porto que exporta são alguns dos critérios do concurso a ter em conta. “Não se está a eleger uma única obra, mas sim, um conjunto de obras que vai estar aqui exposto”. E que poderão ser adquiridas por altura da inauguração.

O júri vai atribuir um prémio de 45 mil euros aos vencedores de pintura e escultura que vão inspirar o nome de dois quartos deste empreendimento. Do júri fazem ainda parte o presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, o professor Francisco Laranjo da Faculdade de Belas Artes do Porto. Assim como o presidente do Instituto do Vinhos do Douro e Porto, Manuel Cabral, entre outras individualidades.

Parte da galeria de arte será instalada no edifício do hotel e a restante no armazém que os proprietários da Quinta da Boeira adquiriram e onde toneis e arte vão conviver em harmonia.

O hotel é a última fase do projecto da Quinta da Boeira que decorre desde 1999, num investimento total de 38 milhões de euros. O hotel vai dispor de 119 quartos e cinco suites, e deverá criar 60 postos de trabalho. Este será um eco-hotel com aproveitamento da energia solar para aquecimento da água assim como a utilização das águas pluviais para as sanitas e jardins. “O que pode representar uma economia de água de um milhão de litros”, referiu o administrador. Albino Jorge está confiante de que vai atrair pessoas interessadas em cultura, mas também atletas internacionais que podem fazer o seu estágio em Vila Nova de Gaia. Na Quinta da Boeira já foram reabilitadas e transformadas as cavalariças e estufas em salão polivalente e auditório. Seguiu-se a recuperação de um palacete. Veio depois a construção da maior garrafa do mundo, com 32 metros de diâmetro, com salas de provas de vinho para promover a cultura, gastronomia e produtos locais.

Sugerir correcção
Comentar