Governo nomeia Francisco Lima para a presidência do INE

Equipa teve luz verde do Conselho de Ministros nesta quinta-feira. Ponce de Leão foi confirmado como presidente do conselho de administração da NAV

Foto
Alda Carvalho deixou a presidência do INE porque passou à reforma Rui Gaudêncio

O Governo aprovou, nesta quinta-feira, a nomeação do novo conselho directivo do Instituto Nacional de Estatística (INE), que será dirigido por Francisco Gonçalves de Lima. O Conselho de ministros deu ainda luz verde aos nomes dos dois vogais, Carlos Manuel Matias Coimbra (que já era vogal) e Maria João Tavares Zilhão.

O novo presidente do INE era, até agora, professor do Instituto Superior Técnico (IST) e substitui Alda Carvalho, que cessou a comissão de serviço a 31 de Dezembro de 2017.

A constituição da nova equipa já era conhecida e os nomes foram enviados para parecer da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap), que não terá colocado entraves, embora o comunicado do Conselho de Ministros nada diga sobre esse passo.

Além de professor no Técnico, Francisco Lima é doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem desenvolvido investigação nas áreas do mercado de trabalho, do empreendedorismo e da avaliação de políticas públicas. Foi consultor do INE para a área de mercado de trabalho entre 2005 e 2013; é membro do Conselho Geral da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e também da Comissão Científica do Centro de Relações Laborais.

O Conselho de Ministros confirmou ainda a nomeação de Jorge Ponce de Leão para o cargo de presidente do conselho de administração da NAV Portugal, a empresa gestora do tráfego aéreo nacional. 

A NAV estava sem presidente desde final de Setembro, altura em que Albano Coutinho apresentou a sua demissão do cargo. No início de Dezembro, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas já tinha informado que solicitou à Cresap os pareceres necessários com vista à nomeação de Ponce de Leão.

O novo presidente da NAV deixa a ANA, onde era presidente do conselho de administração, lugar que será ocupado por José Luís Arnaut.

Sugerir correcção
Comentar